Discurso no Senado Federal

SUPLICIO DA POPULAÇÃO DE RORAIMA FRENTE A SECA QUE ASSOLA O ESTADO.

Autor
Marluce Pinto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Maria Marluce Moreira Pinto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • SUPLICIO DA POPULAÇÃO DE RORAIMA FRENTE A SECA QUE ASSOLA O ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 28/01/1998 - Página 1423
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, SECA, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, ESTADO DE EMERGENCIA, CAPITAL DE ESTADO, MUNICIPIOS.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, GESTÃO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (SEPRE), AUXILIO, EMERGENCIA, ABASTECIMENTO DE AGUA, POPULAÇÃO, PRODUTOR.

A SRª MARLUCE PINTO (PMDB-RR. Para uma comunicação urgente. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Estado de Roraima, no momento, passa pela situação mais difícil de todos os tempos. A seca está assolando aquele Estado, e os Prefeitos da Capital e do interior já decretaram estado de emergência.

Ainda há pouco, retornei do Ministério do Desenvolvimento Regional, juntamente com o Deputado Federal Francisco Rodrigues e um prefeito da localidade do Cantar, - onde a situação é mais emergencial, para solicitar do Dr. Catão providências urgentes, a fim de que se possa salvar ainda parte do gado naquele Estado.

Prezados colegas Senadores e Senadoras, não se trata apenas de uma informação. Fiquei de sexta-feira até ontem à noite visitando as localidades, cuja situação é realmente precária: pessoas tirando água de poços já quase vazios; nos baldes, mais barro do que água.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, há necessidade de uma solução imediata. Solicito ao nosso nobre colega que está no momento presidindo esta sessão, o Senador Ronaldo Cunha Lima, que interfira junto ao Dr. Catão para que a situação daquelas crianças e daqueles produtores seja resolvida num breve espaço de tempo. Infelizmente, não foram tomadas providências necessárias por parte do Governo do Estado antes que o problema chegasse a esse ponto.

Uso agora a tribuna do Senado para fazer este apelo, porque pude sentir a aflição daquele povo com o qual estive nesses quatro dias. Se nós, como Parlamentares, não procurarmos as autoridades competentes para que a solução seja emergencialmente atendida, tenho certeza que muitas pessoas vão adoecer e até morrer, por estarem ingerindo aquela água.

Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente, por me ter concedido, quase ao final da sessão, esses cinco minutos, e conto com V. Exª e com os meus outros colegas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/01/1998 - Página 1423