Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., AMANHÃ, COMO MEMBRO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO FEDERAL, NO SEMINARIO PROMOVIDO PELA FIRJAN, INTITULADO 'IMPORTANCIA COMERCIAL DO BRASIL COM OS PAISES AFRICANOS'.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., AMANHÃ, COMO MEMBRO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO FEDERAL, NO SEMINARIO PROMOVIDO PELA FIRJAN, INTITULADO 'IMPORTANCIA COMERCIAL DO BRASIL COM OS PAISES AFRICANOS'.
Publicação
Publicação no DSF de 30/01/1998 - Página 1832
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, REPRESENTANTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADO, SEMINARIO, INICIATIVA, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEBATE, IMPORTANCIA, INTERCAMBIO COMERCIAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA.

A SRª BENEDITA DA SILVA (Bloco/PT-RJ. Para comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, representando a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, amanhã estarei participando do Seminário realizado pela Firjan, cujo tema é a importância comercial do Brasil com os países africanos.

Essa iniciativa da Firjan, no Estado do Rio de Janeiro, é de uma importância muito grande, porque, discutindo com os empresários naquele Estado, tivemos a oportunidade de mostrar a importância do estreitamento da relação do Brasil com os países africanos. E tivemos nesta Casa a oportunidade, quando era Presidente da Comissão de Relações Exteriores o nosso Presidente do Senado, Senador Antonio Carlos Magalhães, de realizar ali o seminário. A partir daquele momento, buscamos dar continuidade a essa discussão e a esse debate, para que pudéssemos estreitar realmente essa relação, reconhecendo que o Brasil tem total condição de fazer dos países africanos seus parceiros prioritários.

Lembro que, na ocasião, o Senador Antonio Carlos Magalhães afirmou que o seminário estaria dando uma contribuição e fortalecendo a relação do comércio, a relação cultural do País e a relação com o continente africano, dando, assim, mais uma atestado de que queremos fortalecer esse relacionamento que é tão útil ao Brasil e aos países da África.

Também, naquele mesmo seminário, usando da palavra o nosso Ministro Lampreia, S. Exª disse o seguinte:

“Estamos presenciando hoje um número crescente de condições para que as relações do Brasil e da África retomem o lugar de realce que devem ter no contexto da política externa brasileira, em função de todos aqueles fundamentos que descrevi há pouco.

Angola se pacifica, e temos tido uma presença importante nesse processo, através de nossa participação nos debates do Conselho de Segurança, onde nunca deixamos cair a idéia de que a comunidade internacional tem uma dívida profunda com a pacificação de Angola, com esse povo irmão, que tem sido vitimado por uma das mais cruéis e mais esquecidas guerras civis que o tem devastado terrivelmente.

           Tenho também que sublinhar que o Brasil dará ao processo de pacificação de Angola uma participação significativa, com o envio de um contingente da Unavem III de um contingente brasileiro de cerca de 1.100 homens. Moçambique segue idêntico caminho de pacificação e de retomada de desenvolvimento.

           A África do Sul desponta como novo parceiro de grande expressão do outro lado do Atlântico.”

Essas são as palavras do Ministro, que se cumprem nos dias de hoje, sobre o apoio que se tem dado a Angola a todo o processo de acompanhamento e das relações comerciais que se estreitam com a África do Sul, mas é importante envolver outros países cuja indústria passa por um período de transformação. A parceria com o Brasil, no acordo de cooperação, trará para esses países a oportunidade de ingressar com qualidade industrial no bloco econômico do Norte.

Por isso, aqui estou para representar a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, amanhã, neste seminário, e fazer este registro, no Senado, da importância não só da participação desta Comissão, mas também da possibilidade de resgatar, em palavras ditas pelo nosso Ministro, que cumpre, neste momento, através de uma representação, o compromisso assumido, desde o ano passado, de estar presente a este seminário. Como está em viagem com o Presidente da República, escolheu-me como representante.

Queremos, desde já, parabenizar à Firjan por essa iniciativa, na pessoa do seu presidente.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/01/1998 - Página 1832