Discurso no Senado Federal

EXPECTATIVA DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NA INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO AEROPORTO PINTO MARTINS, EM FORTALEZA/CE, DIA 7 PROXIMO, E EM SOLENIDADE DE ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS COM O PROGRAMA 'TODA CRIANÇA NA ESCOLA'.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • EXPECTATIVA DIANTE DA PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NA INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO AEROPORTO PINTO MARTINS, EM FORTALEZA/CE, DIA 7 PROXIMO, E EM SOLENIDADE DE ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS COM O PROGRAMA 'TODA CRIANÇA NA ESCOLA'.
Publicação
Publicação no DSF de 05/02/1998 - Página 2339
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • EXPECTATIVA, PARTICIPAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLENIDADE, INAUGURAÇÃO, ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS, AEROPORTO, ESCOLA PUBLICA, INCENTIVO, AUMENTO, TURISMO, MELHORIA, EDUCAÇÃO, BRASIL.
  • ELOGIO, TASSO JEREISSATI, GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE), EMPENHO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Presidente Fernando Henrique Cardoso irá ao Ceará no próximo dia 7 para, encontrando o povo cearense e seu Governador, Tasso Jereissati, grande líder do nosso Estado, participar de duas solenidades que se revestem de muita importância.

A primeira delas é a inauguração da nova estação de passageiros do Aeroporto Pinto Martins. Atualmente o aeroporto dispõe de instalações modernas, condizentes com o desenvolvimento que a capital do nosso Estado tem alcançado nos últimos anos, para fazer face ao grande fluxo de passageiros que recebe.

A nova estação de passageiros, o sistema viário e o prolongamento da pista de pouso tudo isso custou cerca de R$92 milhões. A metade dos recursos veio do Governo Federal e a outra metade, do Governo do Estado com financiamento do Programa de Desenvolvimento ao Turismo da Região Nordeste mediante a intermediação do Banco do Nordeste do Brasil.

Esse programa se destina a criar uma infra-estrutura turística em todos os Estados do Nordeste. A melhoria das estradas, das rodovias, das estações rodoviárias, dos aeroportos, dos empreendimentos hoteleiros contribuem para consolidar a vocação turística da região. Sabemos que o turismo é uma grande atividade não poluente, que gera empregos, que aproxima os povos, que estimula o conhecimento do nosso País, dos nossos Estados e regiões. O Nordeste tem essa vocação.

A obra que o Presidente vai inaugurar no próximo dia 07, sábado, às 11 horas, é justamente um importante ponto de apoio para o incremento do turismo no Ceará. Lamento muito que, à semelhança do que denunciou, há alguns dias nesta Casa, o Senador Bernardo Cabral, quando falava sobre as empresas de transportes aéreos que servem Manaus, capital do Estado do Amazonas, as empresas que estão anunciando vôos baratos, a preços acessíveis, na verdade, não dão esse desconto nas passagens para Fortaleza. Apenas uma delas está oferecendo desconto, as outras estão fazendo propaganda enganosa, porque quem procurá-las não irá encontrar esses vôos. Faço um apelo para que a Infraero, o DAC - Departamento de Aeronáutica Civil, e a Embratur - Empresa Brasileira de Turismo e o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo atuem junto a essas empresas para que essa propaganda se concretize na prática. Há um único vôo, de Fortaleza a Recife, cuja tarifa é acessível, mas é um vôo sem importância para o incremento do turismo.

A segunda solenidade da qual o Presidente participará será em uma escola pública estadual, para selar, mais uma vez, seu compromisso com o programa “Toda Criança na Escola”. O Governo Federal, o próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Ministro Paulo Renato e o Governador Tasso Jereissati, no âmbito da sua responsabilidade, estão empenhados para que possamos atingir essa meta. O programa reforça a tese de que a educação é libertadora, tanto do ponto de vista da oferta do conhecimento, da preparação das pessoas para a vida, como também da promoção do desenvolvimento econômico e social. Se queremos dar igualdade de oportunidade para todos, temos de oferecer amplas possibilidades educacionais para todas as crianças, indistintamente, independente de qualquer condição social, econômica ou de localização geográfica.

Sr. Presidente, ao fazer esse registro, quero destacar a administração do Governador Tasso Jereissati, o seu empenho pelo desenvolvimento do Estado, os êxitos que S. Exª tem logrado, juntamente com sua equipe, no cumprimento desse objetivo, inclusive com seu diligente Secretário de Obras, o engenheiro Maia Júnior, e o Presidente Fernando Henrique, que irá encontrar o povo cearense absolutamente receptivo à sua presença e agradecido pelas obras, pelos investimentos que Sua Excelência tem realizado naquele Estado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/02/1998 - Página 2339