Discurso no Senado Federal

DESTAQUE DO COMPARECIMENTO MACIÇO DOS SENADORES A PRESENTE CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA DO CONGRESSO NACIONAL. ASSOCIAÇÃO AS JUSTAS HOMENAGENS PRESTADAS AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.

Autor
Elcio Alvares (PFL - Partido da Frente Liberal/ES)
Nome completo: Élcio Alvares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • DESTAQUE DO COMPARECIMENTO MACIÇO DOS SENADORES A PRESENTE CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA DO CONGRESSO NACIONAL. ASSOCIAÇÃO AS JUSTAS HOMENAGENS PRESTADAS AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2968
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ELOGIO, ATUAÇÃO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, SENADO, EXTENSÃO, MESA DIRETORA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, SENADOR, TRABALHO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. ELCIO ALVARES (PFL-ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eminentes Colegas, nesta fase final dos nossos trabalhos da Convocação Extraordinária, como Líder do Governo, e em consonância com os Senadores que me antecederam, quero registrar o pleito de homenagem a V. Exª pelo trabalho que foi realizado aqui, bem como a toda Mesa Diretora, e, principalmente, aos Senadores que se dedicaram com tanto afinco no comparecimento maciço, como ocorreu anteontem com a presença de 81 Srs. Senadores. Homenageio, também, os relatores e presidentes de comissão pelo esforço extraordinário que desenvolveram.

As Lideranças dos Partidos que sustentam o Governo tiveram um desempenho que considero muito importante, para que tivéssemos esse êxito coletivo. Há pouco, tive a oportunidade de registrar também o elevado espírito público do nobre Líder do Bloco de Oposição, Senador José Eduardo Dutra.

Sr. Presidente, me sentiria até, numa maneira de falar muito aberta, tocado pela amizade e admiração que hoje tenho por V; Exª. Sou um amigo seu pessoal, admirador permanente da sua atitude. Nessa convivência que cada vez mais se estreita na condição de Líder do Governo e V. Exª Presidente do Senado da República, tenho aprendido lições que são fundamentais no exercício da coisa pública. V. Exª em nenhum minuto deixa de lado o interesse público. V. Exª tem uma sensibilidade que todos reconhecemos e que é fundamental para o homem público que, realmente, tem apreço aos mandatos que o povo lhe dedica. Outro dia, tive oportunidade de dizer, de uma maneira muito especial, que V. Exª, como líder inconteste da Bahia, passa para nós, que representamos os Estados, um exemplo permanente de amor à terra baiana. Fiz referência, em uma conversa pessoal, que existe uma carta que lhe foi endereçada por um dos homens mais importantes da literatura brasileira, o escritor Jorge Amado, que acredito seja o elogio maior que todos nós podemos fazer. Jorge Amado, que é realmente o maior cronista da vida baiana, que é a vida da Bahia, dentro dos seus livros, tributou-lhe uma homenagem que nos tocou profundamente, falou por todos os baianos que lhe dedicam amor e gratidão. O Presidente Antonio Carlos, hoje, não é uma figura mais limitada aqui ao nosso convívio, S. Exª é uma figura nacional, mas de uma maneira muito especial.

Eminente Presidente, quero destacar a sua posição de baiano. É notável! Desde o momento da fita do Senhor do Bonfim, que com tanto carinho faz com que as pessoas que o visitam recebam, V. Exª é a Bahia por inteiro. Da carta de Jorge Amado, da foto, com aquelas que representam a baianidade, com as suas vestimentas, demonstrando o carinho no semblante de cada um; e eu apenas me deteria aqui a esse aspecto que para nós é fundamental: V. Exª é um exemplo permanente de amor ao seu Estado. Serve para todos nós esse símbolo de baianidade permanente. E nesses momentos, Sr. Presidente, digo em nome do Governo, em nome do Presidente Fernando Henrique Cardoso: a sua atuação nesta Casa é fundamental para que o País tenha êxito na política econômica, tenha respeito ao sentimento democrático. E em nenhum momento, quando é preciso firmar uma autoridade toda ela postada dentro de uma visão democrática, V. Exª faltou aos seus ditames, às suas responsabilidades de Presidente do Congresso.

Portanto, receba aqui, no encerramento dos trabalhos extraordinários, que considero, na ótica de um Líder do Governo, trabalhos notáveis para o País e principalmente para o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, a minha homenagem, uma homenagem muito desvestida da condição oficial, mas profundamente sincera no apreço que dedico ao político e amigo Antonio Carlos Magalhães.

Meus cumprimentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2968