Fala da Presidência no Senado Federal

RESPOSTA AOS SRS. SENADORES E A SRA. SENADORA JUNIA MARISE PELOS CUMPRIMENTOS RECEBIDOS POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO INFORMAL DOS TRABALHOS DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • RESPOSTA AOS SRS. SENADORES E A SRA. SENADORA JUNIA MARISE PELOS CUMPRIMENTOS RECEBIDOS POR OCASIÃO DO ENCERRAMENTO INFORMAL DOS TRABALHOS DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2970
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, ELOGIO, SENADOR, ATUAÇÃO, ORADOR, DIREÇÃO, SENADO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • AVALIAÇÃO, EFICIENCIA, SENADO, ELOGIO, LIDERANÇA, SENADOR, ATUAÇÃO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Srªs. e Srs. Senadores, amanhã oficialmente será encerrado o período de Convocação Extraordinária. Hoje, estamos vivendo o encerramento de fato deste período. Amanhã prestarei contas do trabalho aqui realizado. Mas já hoje, na presença dos Senadores, tenho a dizer que nunca o Senado Federal produziu tanto quanto neste período da Convocação Extraordinária. Isso se deve principalmente aos Senadores, que, com a noção de responsabilidade invulgar, mostraram ao Brasil que o Senado da República está em perfeita sintonia para levar a Nação ao seu grande destino. É importante que se diga, aqui e agora, que isso jamais poderia ser feito se não houvesse uma cooperação total dos Senadores.

De minha parte, sou extremamente grato às palavras do Senador Bernardo Cabral, do Senador José Ignácio Ferreira, da Senadora Júnia Marise, que participa da Mesa e, portanto, trabalhou no êxito da nossa Convocação Extraordinária, do Senador Edison Lobão, do Senador Elcio Alvares e do Senador Esperidião Amin. Essas palavras são muito importantes e me estimulam ao trabalho que procuro fazer em consonância com todos os Srs. Senadores em benefício do País e dando o valor devido a esta Casa.

É importante dizer que tudo isso só foi feito por causa de todos os Líderes - todos, sem exceção - que ajudaram no êxito da Convocação Extraordinária, mas, em particular, a uma eficiente atuação do Senador Elcio Alvares, que, com espírito de paciência, com espírito de camaradagem completa com seus Colegas, pôde convencê-los a um trabalho eficiente. Sem os Presidentes das Comissões, não teríamos êxito; sem os Relatores da matéria, não teríamos êxito; mas sem os Líderes dos Partidos, muito menos.

Por isso, quero dizer que este trabalho é da Casa e chamar a atenção, como disse o Senador Esperidião Amin, para uma verdade: esta Casa, que é o Poder mais transparente da República, que seja observada por todos também na sua eficiência.

Neste período, em trinta dias, realizamos, talvez, o que em muitos semestres ou até anos não tenha se realizado nas casas legislativas, não apenas do Brasil, mas, do mundo inteiro. Fazendo comparação com as proposições aprovadas, com o comparecimento dos Senadores, com a própria nação norte-americana, vemos que houve maior comparecimento, maior rendimento dos trabalhos do Senado do Brasil. Isso é importante, porque tenho esses quadros e tudo que aqui é criticado acontece, e muito mais, nos Estados Unidos.

De modo que temos que nos orgulhar do trabalho aqui realizado. O trabalho realizado permite que todos os Senadores, sem exceção, possam ir para os seus Estados, disputar qualquer cargo eletivo, dizendo que cumpriram o dever para com o País e os Estados que representam. Nenhum Senador andará mais cabisbaixo, mas sim olhará para cima e para frente, porque não tem pecado a contar em relação à opinião pública, em relação a sua eficiência e ao seu trabalho realizado nesta Casa.

Estou feliz! Ainda há pouco, eu estava extremamente emocionado com a palavra proferida por muitos dos Srs. Senadores, por verificar que esta Casa ganha o lugar que merece na Federação. Por tudo isso, quero dizer que não sou o artífice! O artífice são V. Exªs! Agradeço aos Srs. Senadores da República o trabalho realizado pelo Brasil!

Muito obrigado. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2970