Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NO SENADO FEDERAL, EM VIRTUDE DE SUA INDICAÇÃO PARA AQUELA LIDERANÇA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NO SENADO FEDERAL, EM VIRTUDE DE SUA INDICAÇÃO PARA AQUELA LIDERANÇA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2927
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, JOSE EDUARDO DUTRA, SENADOR, ATUAÇÃO, QUALIDADE, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CRIAÇÃO, BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SENADO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero transmitir-lhes o sentimento das Senadoras Benedita da Silva e Marina Silva e dos Senadores Lauro Campos e José Eduardo Dutra e o meu próprio sentimento.

           Em primeiro lugar, avaliamos que brilhante é o trabalho desenvolvido pelo Senador José Eduardo Dutra na Liderança do Partido dos Trabalhadores, o qual, inclusive, coincidiu com a formação e a condução do Bloco de Oposição. Partiu da iniciativa do Senador José Eduardo Dutra a idéia de se formar o Bloco dos Partidos de Oposição, composto pelo PDT, pelo PSB, pelo PPS e pelo Partido dos Trabalhadores. Inclusive, esse passo se deu no Senado antes mesmo de na Câmara dos Deputados. Isso em muito contribuiu para um entrosamento das ações de nosso Partido, inclusive em proveito do trabalho do Senado como um todo e do diálogo das Oposições com os Partidos que aqui compõem a base governamental ou mesmo com todos aqueles que são mais independentes.

Em que pese sermos apenas doze Senadores, o trabalho tão respeitado do nobre Senador José Eduardo Dutra conseguiu fazer com que, muitas vezes, os votos da Bancada da Oposição se multiplicassem. Houve ocasiões em que vinte e quatro ou quarenta Senadores votaram de acordo com as proposições feitas por parte da Oposição. Obtivemos vitórias aqui, porque conseguimos granjear o consenso. O próprio Governo reconheceu a validade dos pontos de vista da Oposição.

O nobre Senador José Eduardo Dutra, pela formação do Bloco, conseguiu consolidar o seu trabalho de tal maneira, que se abriu essa excepcionalidade de S. Exª poder ser Líder por dois anos. Isso foi possível especialmente por causa de um fato inovador: a formação do Bloco. S. Exª conseguiu granjear o respeito de todos os Srs. Senadores, da Direção da Casa, da Mesa e da Presidência.

Ao agradecer a indicação do meu nome como Líder da Oposição para este ano, quero dizer que procurarei esmerar-me para seguir o seu brilhante exemplo e a forma como conseguiu fazer com que a nossa Bancada estivesse unida e fosse respeitada por todos no Senado Federal.

Cumprimento, em especial, o Partido dos Trabalhadores, que, nesta semana, completou dezoito anos, mais uma vez dando esse exemplo democrático do rodízio de Lideranças, que ocorre tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado Federal. Aproveito a oportunidade para cumprimentar também o Deputado José Machado, que deixa o cargo de Líder na Câmara dos Deputados, e o novo Líder, Deputado Marcelo Deda.

Cumprimento o Líder que aqui deixa o seu cargo, mas não a sua função. Por consenso, o Senador José Eduardo Dutra foi indicado para a Vice-Liderança. Portanto, trabalharemos juntos, de forma coordenada.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2927