Discurso no Senado Federal

ELOGIOS A BRILHANTE ATUAÇÃO DO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA FRENTE A LIDERANÇA DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NESTA CASA.

Autor
Elcio Alvares (PFL - Partido da Frente Liberal/ES)
Nome completo: Élcio Alvares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • ELOGIOS A BRILHANTE ATUAÇÃO DO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA FRENTE A LIDERANÇA DO BLOCO DE OPOSIÇÃO NESTA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2928
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, INDICAÇÃO, OCUPAÇÃO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SENADO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE EDUARDO DUTRA, SENADOR, QUALIDADE, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, SENADO.

O SR. ELCIO ALVARES (PFL-ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, tivemos a oportunidade de ouvir o Senador José Eduardo Dutra anunciar que deixa a Liderança do Bloco de Oposição e que será substituído pelo eminente Senador Eduardo Suplicy.

Sr. Presidente, entendo que, nesta nossa vivência no Senado, é preciso que, em certas ocasiões, fiquem gravados os depoimentos que sintetizam a grandeza da vida parlamentar, o respeito recíproco que cultivamos neste plenário e, acima de tudo, os pleitos de justiça, quando necessário.

Inegavelmente, o Presidente Antonio Carlos Magalhães vem realizando um trabalho notável de valorização do Senado da República. Independentemente do fato de sermos companheiros e correligionários de Partido, incluo-me entre aqueles que podem depor no sentido de que o Senado da República vive uma nova fase e de que, acima de tudo, o Congresso Nacional se afirma por meio de um trabalho permanente e construtivo em favor do País.

O Presidente Antonio Carlos Magalhães é uma figura nacional e, certamente, não poderia realizar o trabalho que vem fazendo se não contasse com a participação solidária de todos os Srs. Senadores que aqui estão e, de maneira muito mais acentuada, dos Srs. Líderes.

Como Líder do Governo, tenho acompanhado de perto a votação dos projetos mais importantes e tenho participado dos debates. É meu dever, Sr. Presidente e eminentes Colegas, falar a respeito do Senador José Eduardo Dutra. S. Exª, no exercício da Liderança do Bloco da Oposição, granjeou a nossa admiração e o nosso respeito. Para um Líder que se opõe em idéias e em posição política, é fundamental este depoimento. No debate, em nenhum momento, José Eduardo Dutra deixou de se dedicar às causas do seu Partido e do Bloco de Oposição, demonstrando sempre um espírito público, que faço questão de destacar.

Sr. Presidente, nesta Casa, o exame das matérias sempre é feito com elevado espírito público. Nas nossas reuniões, em nenhum momento, o Senador José Eduado Dutra fez um gesto que não demonstrasse a sua elevação no sentido de ajudar a construir uma imagem altamente positiva do Senado.

Praticamente, chegamos à fase derradeira desta convocação extraordinária, que já é reconhecida como um trabalho notável realizado pelo Senado. Todos são unânimes em elogiar o comportamento do Senado. Neste instante, é importante dizer que, independente do trabalho dos Srs. Senadores - todos votaram e participaram dos debates -, avultou inegavelmente o trabalho do Líder do Bloco de Oposição.

Sr. Presidente, pode parecer paradoxal o Líder do Governo fazer esse elogio, mas isso nasce do respeito que temos por aqueles que querem realmente construir um Congresso brasileiro cada vez mais forte e atuante.

Fico muito à vontade, porque a norma determinada pelo Presidente Antonio Carlos Magalhães é de moralidade e de trabalho, fazendo com que o nosso Congresso, pela seriedade das ações que aqui são desenvolvidas, tenha a estima do povo brasileiro.

O Senador José Eduardo Dutra, Líder do Bloco da Oposição até este instante, deixa a sua função, mas terá a convicção íntima, no relacionamento com os Colegas, de que honrou o cargo que lhe foi confiado. O novo Líder do Bloco de Oposição, Senador Eduardo Suplicy, já disse bem que S. Exª soube construir, unindo seus companheiros de Oposição, esclarecendo os debates aqui travados e destes participando de maneira ativa.

O importante não é a vitória na apreciação de um projeto em que obtemos mais votos. O importante é se fazer o debate em sentido elevado. Em nenhum momento, nesta Casa, houve um gesto ou uma atitude por parte do Senador José Eduardo Dutra que não fossem compatíveis com as normas de trabalho impostas hoje pela Presidência do Senador Antonio Carlos Magalhães.

Portanto, faço esse registro ditado pela admiração e pela convivência. Foi muito importante a participação do Senador José Eduardo Dutra na liderança do Bloco de Oposição. Cumprimento-o, rendendo-lhe homenagem pessoal, como Líder do Governo. E auguro ao Senador Eduardo Suplicy uma trajetória tão marcada por um trabalho efetivo como o do Senador José Eduardo Dutra. Meus cumprimentos ao eminente representante de Sergipe que teve a oportunidade de engrandecer a liderança da Oposição, sempre dentro do que constitui a nossa preocupação, isto é, trabalhar pelo País e, acima de tudo, pelo esforço, inclusive pessoal, para aperfeiçoar os projetos votados no período em que exerceu a liderança.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2928