Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTOS AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELA COMPETENCIA NA CONDUTA DOS TRABALHOS DESTA CASA. ANALISE DAS MATERIAS APRECIADAS PELO SENADO NA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA QUE SE ENCERRA.

Autor
José Ignácio Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: José Ignácio Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLATIVO.:
  • CUMPRIMENTOS AO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES PELA COMPETENCIA NA CONDUTA DOS TRABALHOS DESTA CASA. ANALISE DAS MATERIAS APRECIADAS PELO SENADO NA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA QUE SE ENCERRA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2967
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLATIVO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, SENADO, EFICIENCIA, DIREÇÃO, TRABALHO, PERIODO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • ANALISE, EFICACIA, ATUAÇÃO, CONGRESSISTA, PERIODO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL, CUMPRIMENTO, PAUTA, VOTAÇÃO, LEGISLATIVO.

O SR. JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA (PSDB-ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, no momento em que encerramos esta sessão legislativa de extensa pauta - toda ela, ou quase toda, examinada pelo Senado Federal -, parece-me que se torna oportuna a colocação que farei em nome do PSDB e por delegação do eminente Líder Sérgio Machado.

Sintonizado com a homenagem que o PFL acaba de lhe prestar e certamente harmonizado com o pensamento de toda a Casa, eminente Senador Antonio Carlos Magalhães, o PSDB também levanta a sua voz para dizer que V. Exª cumpriu o seu dever, conforme, aliás, tem feito ao longo de sua trajetória como Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional.

Tivemos uma pauta extensa, que parecia demasiada para um pequeno espaço de tempo. Desde o primeiro dia, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, enfrentamos discussões marcantes e fizemos reflexões importantes sobre os assuntos da pauta.

Nesta sessão legislativa, aprovamos matérias como a Reforma Administrativa, a Lei Pelé, a Lei de “Lavagem” de Dinheiro, a Lei de Sigilo Bancário, a Lei do Contrato Temporário de Trabalho e a Lei de Combate ao Narcotráfico, que é traduzida pelo abatimento das aeronaves hostis, algo importante demais para o País. Deixamos de examinar apenas duas matérias - Planos de Saúde e Vínculo Empregatício -, porque as Lideranças acordaram que seria necessária uma maior reflexão sobre elas. De maneira que podemos dizer que V. Exª cumpriu muito bem o seu dever, em cotejo com o que normalmente ocorria em outras ocasiões no Congresso Nacional e no Senado Federal, com exação, espírito público, patriotismo e uma alta compreensão do papel nobilíssimo que o Senado tem como Casa da Federação e Casa dos Estados. V. Exª cumpriu o seu dever, mas o fez de maneira absolutamente singular, inclusive com a ampliação - por mérito, novamente, de V. Ex ª e do eminente Senador José Sarney, que presidiu anteriormente esta Casa - da comunicação interativa do Senado com a Nação brasileira.

V. Exª assumiu um compromisso com toda a Nação e o cumpriu, dando a ela uma resposta de quem compreende a alta relevância do papel do Senado como Casa Revisora e como peça importante na estrutura institucional do poder do País.

Quero, nesta oportunidade, Sr. Presidente Antonio Carlos Magalhães, dizer a V. Exª, em meu nome pessoal e em nome do PSDB, que sob sua Liderança os Senadores compareceram maciçamente às sessões - em quase todas elas contávamos com um número absolutamente amplo, com a quase unanimidade dos Senadores, por vezes com oitenta e até mesmo oitenta e uma presenças. Com a ajuda dos Srs. Senadores, V. Exª conseguiu concretizar um dos nossos grandes objetivos, ou seja, o de cada vez mais nos credenciarmos perante a Nação brasileira como uma Casa que lhe presta serviços de muita relevância.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2967