Pronunciamento de Mauro Miranda em 11/02/1998
Discurso no Senado Federal
REGOZIJO PELOS RESULTADOS DOS TRABALHOS DO SENADO FEDERAL NA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLATIVO.:
- REGOZIJO PELOS RESULTADOS DOS TRABALHOS DO SENADO FEDERAL NA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/02/1998 - Página 2893
- Assunto
- Outros > LEGISLATIVO.
- Indexação
-
- REGISTRO, EFICIENCIA, ATUAÇÃO, CONGRESSISTA, PERIODO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL, CUMPRIMENTO, PAUTA, VOTAÇÃO, APROVAÇÃO, REFORMA ADMINISTRATIVA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu não poderia deixar sem registro pessoal, nesses três últimos dias de convocação extraordinária, o orgulho que tenho em integrar esta Casa, como representante do povo de Goiás. Conseguimos, nesse período, romper todas as formas de resistência para dotar o país de novos instrumentos para o seu equilíbrio econômico e social. Desmentimos aquela imagem crítica de que os políticos não aprovam matérias impopulares em ano eleitoral. A Reforma Administrativa, amarga em partes polêmicas como a da quebra da estabilidade, mas indispensável para a governabilidade da União, dos Estados e Municípios, está aí para provar que os interesses da Nação já falam mais alto que o oportunismo político.
Com as reformas administrativa e previdenciária virtualmente aprovadas, o Congresso cumpre as suas responsabilidades perante a Nação. E também mostramos aos mercados internacionais que estamos no rumo certo, consolidando a estabilidade econômica e criando condições mais seguras para a atração dos investimentos externos. Com o conjunto de mais de 40 matérias aprovadas no período de convocação, conseguimos ampliar os níveis de nossa identificação com o povo, um fato de grande significação, no meu entender, para valorizar o sentimento de cidadania.
Sobre esse rico período de trabalho legislativo pouco há a dizer, depois da entrevista do Presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu ao Jornal do Senado. Sua Excelência falou por todos nós, que amamos o processo democrático e estamos comprometidos com o equilíbrio e a boa convivência entre os três Poderes. Sua Excelência afirmou que “o Congresso tem sido capaz de dar demonstrações de que responde às necessidades do Brasil e de seu povo”, e que o Senado “tem dado um show”. Por ser uma peça política destinada a ter amplas repercussões, eu quero sugerir à Mesa Diretora que faça constar dos anais, como parte deste meu rápido pronunciamento, o texto integral da entrevista.
Tenho a mais segura convicção de que a fertilidade desse período legislativo haverá de marcar a história do Senado e do Congresso, não só pela importância das muitas matérias aprovadas, mas principalmente pelo exemplo de trabalho e de dedicação que oferecemos ao país, mudando um quadro de descrédito que tem acompanhado por anos a fio a imagem do Legislativo. E contraímos com o Presidente desta Casa, o ilustre Senador Antonio Carlos Magalhães, uma dívida de gratidão por ter conduzido com sabedoria, coragem e pulso firme, esse momento feliz de afirmação do Senado diante da opinião pública brasileira.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.