Discurso no Senado Federal

DENUNCIAS DE DESCUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÃO VIGENTE QUE AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DE EMISSORAS DE TELEVISÃO PRIMARIAS NA REGIÃO AMAZONICA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • DENUNCIAS DE DESCUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÃO VIGENTE QUE AUTORIZA O FUNCIONAMENTO DE EMISSORAS DE TELEVISÃO PRIMARIAS NA REGIÃO AMAZONICA.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/1998 - Página 3162
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, SEBASTIÃO MADEIRA, DEPUTADO FEDERAL, PRETENSÃO, SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), RESTABELECIMENTO, FUNCIONAMENTO, EMISSORA, TELEVISÃO, REGIÃO AMAZONICA, OCORRENCIA, FECHAMENTO, RESPONSABILIDADE, DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (DENTEL), RESULTADO, DESCUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, TELECOMUNICAÇÃO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, desde logo, peço desculpas ao Senado por tratar deste assunto pequeno e que talvez não devesse ser trazido a esta tribuna. Todavia, Sr. Presidente, o tema que vou abordar foi hoje referido, da tribuna da Câmara dos Deputados, pelo Deputado Sebastião Madeira. Diz respeito a uma legislação específica que autoriza o funcionamento de emissoras de televisão primárias na Região Amazônica.

Essas emissoras, segundo a legislação que informa a sua autorização, não podem gerar programas ao vivo. A lei estabelece como condição para o funcionamento delas a não-transmissão de quaisquer programas ao vivo.

No entanto, na minha cidade, Imperatriz, Sr. Presidente, a segunda maior do Estado, há uma dessas emissoras que se especializou em insultar as autoridades do Estado, a mim próprio e até a minha família.

Recentemente, por um dever de ofício, o Dentel fez uma fiscalização na região, observou tais irregularidades, tais ilegalidades no funcionamento daquela emissora de televisão e lacrou os equipamentos que produzem programas ao vivo. A televisão, todavia, prosseguiu retransmitindo normalmente os programas da sua geradora de São Paulo.

           O Deputado Sebastião Madeira, de maneira autoritária, para dizer o mínimo, vem à tribuna da Câmara e diz que se trata de um ato de arbítrio do Ministério das Comunicações, que a atitude do Dentel constitui uma vergonha nacional e que iria ele próprio exigir do Ministro das Comunicações que restabelecesse prontamente o funcionamento integral daquela televisão, ou seja, proporá ao Ministro das Comunicações que não cumpra a lei, que a descumpra, convidando, assim, S. Exª o Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, a uma atitude de conivência com o descumprimento da lei, como vinha ocorrendo naquela cidade.

           V. Exª, Sr. Presidente, que foi Ministro das Comunicações, jamais compactuaria com uma atitude dessa natureza. Estou persuadido de que também o Ministro Sérgio Motta não o fará. Não desejará S. Exª ser descumpridor da lei, ele que é o fiscal nesta matéria, é o responsável pelo funcionamento das emissoras e, portanto, é do seu dever mandar fiscalizá-las e cumprir o seu papel. Existem muitas dessas emissoras espalhadas pela Amazônia. A quase totalidade cumpre a legislação vigente. A emissora à qual me refiro, todavia, não cumpre e foi punida pelo Dentel.

           As emissoras geradoras de televisão em meu Estado têm sido fiscalizadas também pelo Dentel e prosseguem no cumprimento de seu papel. Por que não poderia esta, por igual, ser fiscalizada? Mas o Deputado Sebastião Madeira, com seu espírito autoritário, repito, para dizer o mínimo, não deseja que se cumpra ali a legislação federal.

           Sr. Presidente, era a comunicação que desejava fazer, convencido de que o Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, que tem a minha admiração e o meu respeito, não permitirá que o Deputado Sebastião Madeira, na sua arrogância, faça com que o Ministério descumpra a lei em vigor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/1998 - Página 3162