Discurso no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOVINO PINTO, UM DOS FUNDADORES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NO ESTADO DE SERGIPE.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOVINO PINTO, UM DOS FUNDADORES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NO ESTADO DE SERGIPE.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/1998 - Página 3247
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOVINO PINTO, TRABALHADOR, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT-SE. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, utilizo esses cinco minutos de comunicação inadiável para cumprir o doloroso dever de informar à Casa o falecimento de um companheiro do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, Jovino Pinto, que completaria 65 anos no próximo mês de maio. Um operário que foi um dos fundadores do PT em meu Estado, em 1980; foi candidato ao Senado pela legenda do nosso Partido em 1982, em uma campanha quase que quixotesca, porque o Partido estava ainda começando a se lançar nas eleições do País. Embora claramente para marcar posição, desempenhou essa tarefa de forma digna e combativa.

De lá para cá, o companheiro Jovino Pinto sempre esteve na luta, ao lado dos trabalhadores, colocando seu nome muitas vezes à disposição para disputar cargos eletivos, não com ilusão de eleição, até porque suas campanhas sempre foram extremamente simples, de homem pobre que sempre foi, mas com o objetivo de ajudar a construção do Partido dos Trabalhadores.

Registro a nossa tristeza, a minha pessoal e a do PT de Sergipe, com o falecimento do companheiro Jovino Pinto, solidarizando-me com D. Eulália, sua esposa, seus três filhos, tendo a certeza de que o companheiro morreu como um grande homem que lutou para construir um Brasil diferente, socialista, e para fortalecer o Partido dos Trabalhadores em nosso Estado. Sem dúvida alguma, foi um homem que dedicou a sua vida à luta para construir um Brasil e um Sergipe melhores.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/1998 - Página 3247