Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE A RESPEITO DOS ALTOS INDICES DE CRIMINALIDADE REGISTRADOS NO DECORRER DESTE ANO NO DISTRITO FEDERAL.

Autor
Leonel Paiva (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Ildeu Leonel Oliveira de Paiva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • COMENTARIOS A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO BRAZILIENSE A RESPEITO DOS ALTOS INDICES DE CRIMINALIDADE REGISTRADOS NO DECORRER DESTE ANO NO DISTRITO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/1998 - Página 3527
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUMENTO, VIOLENCIA, HOMICIDIO.
  • ANALISE, INCOMPETENCIA, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF), AMBITO, SEGURANÇA PUBLICA.
  • ANALISE, ESTATISTICA, VIOLENCIA, REPUDIO, GESTÃO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. LEONEL PAIVA (PFL-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, volto a esta tribuna, constrangido, para falar de um tema já tratado.

Na primeira página de um dos grandes jornais da cidade, encontro uma notícia que retrata fielmente a competência do Governo do PT, em Brasília, na área da segurança pública.

BASTA. São 120 pessoas assassinadas no Distrito Federal somente neste ano

E vejam V. Exªs que transcorreram apenas 90 dias deste ano.

Uma média de quase duas mortes por dia.

O dobro do número registrado no mesmo período de 1997; o dobro da ineficiência, o dobro de crimes que este Governo comete contra Brasília, contra seus visitantes, contra seus cidadãos de uma forma geral.

Em janeiro, eu disse que, no que se refere aos crimes contra a pessoa - homicídios, tentativas de homicídio, lesões corporais e estupro -, durante o Governo Cristovam Buarque, nos anos de 95, 96 e 97, o índice era muito menor do que o de hoje. Chegou-se ao impressionante número de 31.191 casos registrados pela Secretaria de Segurança Pública. Esse dados são oficiais. Mais de 10.300 casos por ano, quase mil casos por mês - os números, repito, são da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

A totalidade dos casos policiais, durante os três anos do Governo Cristovam - além de estupros, homicídios e tentativas de homicídios -, chegou ao assustador número de - pasmem, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores! - 210.601 casos, sendo que esse número vem aumentando numa proporção preocupante. Vejamos: em 1995, 65.189 casos; em 1996, 68. 968 casos; em 1997, 76.444 casos. A continuar no ritmo de 1998, teremos mais de 100 mil casos gravíssimos no Distrito Federal.

Urge uma providência, urge a mudança de comando da segurança pública do DF! O Governo Cristovam Buarque mudou, em cinco semestres, cinco vezes o comando da Polícia Militar - como se, mudando o técnico, o time jogasse melhor! O coronel comandante da Polícia Militar, qualquer que seja ele, recebe ordens diretas do Sr. Secretário de Segurança Pública ou, então, do seu chefe maior, que é o Governador de Brasília.

Urge mudança, Governador Cristovam! Isso é crime contra a população, é crime contra a vida, é crime contra o dinheiro público, é crime contra o povo, é crime contra a cidadania!

Basta! Chega! Procurem-se soluções! Brasília não pode morrer nas mãos do PT! Brasília precisa sobreviver! Brasília precisa ter dignidade! Brasília precisa ter vida, precisa ter os seus princípios, o seu direito à vida garantidos! Trata-se de vidas humanas.

Está aqui, no Correio Braziliense, na primeira página de um jornal de grande circulação do País: “BASTA!”

Chega! Mude! Saia fora!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/1998 - Página 3527