Discurso no Senado Federal

REGISTRO DE AUDIENCIA PUBLICA COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES, ELISEU PADILHA, NA QUAL SOLICITOU A DUPLICAÇÃO DA BR-267, TRECHO QUE LIGA AS CIDADES MINEIRAS DE JUIZ DE FORA E LEOPOLDINA.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REGISTRO DE AUDIENCIA PUBLICA COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES, ELISEU PADILHA, NA QUAL SOLICITOU A DUPLICAÇÃO DA BR-267, TRECHO QUE LIGA AS CIDADES MINEIRAS DE JUIZ DE FORA E LEOPOLDINA.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/1998 - Página 3987
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, PREFEITO, AUDIENCIA PUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REIVINDICAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, JUIZ DE FORA (MG), LEOPOLDINA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

           A SRª JÚNIA MARISE (Bloco/PDT-MG. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do oradora.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, hoje tivemos oportunidade de ter uma audiência pública com o Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha . Foi uma mobilização da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais, com a participação dos Prefeitos da região, dos Deputados Federais e Estaduais de Minas Gerais eleitos pela Zona da Mata.

           Essa mobilização, que envolve toda a região, fez-se exatamente no momento em que há uma reivindicação única de todos os Municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, para a duplicação do trecho da BR-267. Tal obra é de grande importância no momento, pois está sendo construída na Cidade de Juiz de Fora a fábrica da Mercedes-Benz. A Rodovia 267, que até há pouco tempo tinha uma circulação da ordem de 500 veículos por dia, hoje tem esse número elevado para 3.500, entre veículos de passeio, caminhões, carretas e outros, que transitam por esse trecho.

           É lamentável a situação de precariedade em que se encontra a BR-267 na Zona da Mata, apesar do grande fluxo de tráfego. A rodovia não possui sequer acostamento e apresenta grande número de buracos, sem nenhum tipo de manutenção que possibilite oferecer melhores condições de tráfego ao trecho que liga Juiz de Fora à Cidade de Leopoldina.

           Mais que isso, hoje todos os meios de comunicação da Zona da Mata, emissoras de rádio, jornais e televisões, têm noticiado freqüentemente os acidentes, inclusive fatais, que ocorrem praticamente todos os dias naquela rodovia. Por isso, ela hoje é considerada a rodovia da morte.

           Exatamente em razão dessa precariedade, houve essa mobilização, iniciada pelo Município de Maripá de Minas, com o anúncio da Carta de Maripá, em que todas as Lideranças políticas de todos os Partidos políticos, Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais e esta Senadora, que representa também a Região da Zona da Mata mineira, vêm buscar, por intermédio de um esforço conjunto e de união, o atendimento, por parte do Ministério dos Transportes, no sentido de autorizar a liberação de recursos e, também, a duplicação e a construção da terceira pista da Rodovia 267.

           Por esse motivo, estivemos hoje às 14 horas e 30 minutos, acompanhados de Parlamentares, Deputados Federais, Deputados Estaduais e os Prefeitos, numa audiência pública com o Ministro dos Transportes. Lá enfatizamos todas as dificuldades enfrentadas pela população de toda a região, uma região das mais progressistas do nosso Estado.

           Hoje, a Zona da Mata representa, sem dúvida alguma, uma região de grande importância, principalmente porque a Cidade de Juiz de Fora, seguramente a segunda cidade mais populosa do nosso Estado, hoje conta com a fábrica da Mercedez-Bens, que, a partir do momento em que estiver exportando, certamente será através da Rodovia 267 que circularão as carretas que irão transportar, até o Porto de Vitória, os veículos fabricados pela Mercedes-Benz de Juiz de Fora.

           Por isso, Sr. Presidente, o nosso esforço e a união de todos aqueles que representam a Zona da Mata do nosso Estado, com o objetivo de envidar esforços junto ao Ministro dos Transportes, Deputado Eliseu Padilha, expondo ao Sr. Ministro todas essas adversidades e dificuldades enfrentadas por aquela região mineira e as circunstâncias que estão levando, hoje, a esta mobilização política de todas as lideranças, de todos os partidos políticos. Com essa união de esforços, esperamos viabilizar a duplicação da Rodovia 267, que liga Juiz de Fora à cidade de Leopoldina, o que vai beneficiar acima de quarenta municípios da Zona da Mata e criar mecanismos para que o tráfego possa fluir de maneira tranqüila em toda a região.

           Quero aqui anunciar que o Ministro Eliseu Padilha já determinou o estudo imediato de um projeto técnico ao DNER, certamente para o levantamento de custos, e autorizou algumas obras emergenciais, dada a carência e a necessidade premente em razão dessa rodovia não ter acostamento, o que é uma das maiores dificuldades no tráfego da Rodovia 267, para reparar esse trecho de 120km.

           O Ministro dos Transportes prometeu, ainda, agilizar providências no sentido de se construírem também alguns trevos, tendo em vista as dificuldades e preocupações apresentadas pelos Prefeitos com relação ao grande número de veículos que estão transitando, hoje, pela Rodovia 267.

Gostaria de registrar a importância dessa mobilização e da união de esforços de todas as lideranças políticas da Zona da Mata, que hoje estiveram em Brasília, os nossos Prefeitos, os Deputados Estaduais, Federais, cujos nomes, Sr. Presidente, gostaria de aqui também citar. Lá estiveram e acompanharam-nos os Deputados Federais Joana D’arc, Sílvio Abreu, Maria Elvira, Paulo Delgado, Danilo de Castro e Lael Varella. Portanto, foram representados todos os partidos políticos: o PFL, o PSDB, o PT, o PDT e o PMDB. Também estiveram lá os Deputados Estaduais Bené Guedes, Sebastião Helvécio, representando o Partido Popular Progressista, e José Maria Barros; também alguns prefeitos representando os demais daquela região.

Este é o registro que gostaria de fazer, dada a importância significativa de uma reivindicação única, que se constitui em um fato inédito para todas as lideranças políticas, qual seja, a união de esforços de forma absolutamente transparente, visando erradicar as dificuldades enfrentadas por aquela população em relação à Rodovia 267, que se transformou em “rodovia da morte”. Tal rodovia prejudicou toda uma região que hoje, seguramente, comporta-se, no cenário de Minas Gerais e de nosso País, como uma das mais progressistas, mais desenvolvidas. Encontra-se lá, repito, a sede de uma importante montadora, a Mercedes-Benz. A partir do momento que a fábrica da Mercedes-Benz estiver exportando veículos, que estiver colocando veículos no mercado, é pela Rodovia 267 que escoará a sua produção, como também a produção agrícola da região, como acontece hoje, e essa rodovia não terá condições de suportar, nos próximos meses, o tráfego intenso que vem crescendo a cada dia, a cada mês.

Temos confiança que providências serão tomadas, mas, se for necessário, continuaremos a cobrar, da tribuna do Senado Federal, medidas por parte do Ministério dos Transportes e do DNER. Consideramos que não é mais possível que vidas humanas sejam perdidas na Rodovia 267, em meio a um tráfego que a transformou, como afirmei, numa rodovia da morte.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/1998 - Página 3987