Discurso no Senado Federal

INDIFERENÇA DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NO TRATAMENTO AOS TRABALHADORES SEM-TERRA, ACAMPADOS NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • INDIFERENÇA DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NO TRATAMENTO AOS TRABALHADORES SEM-TERRA, ACAMPADOS NO MUNICIPIO DE TUCURUI-PA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/1998 - Página 5022
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • APREENSÃO, CONFLITO, TRABALHADOR, SEM-TERRA, MUNICIPIO, TUCURUI (PA), ESTADO DO PARA (PA), OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, PROVIDENCIA, REFORMA AGRARIA, PREVISÃO, INVASÃO, TERRAS, REGIÃO.

         O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero apenas registrar que um fato grave está para acontecer no Estado do Pará, mais exatamente no Município de Tucuruí. É uma questão relacionada com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST.

         No início de novembro do ano passado, cerca de mil de duzentas famílias de trabalhadores rurais acamparam num terreno da Prefeitura Municipal de Tucuruí, de maneira ordeira e pacífica, de maneira absolutamente responsável e paciente e indicaram ao INCRA de Tucuruí dez fazendas que consideravam improdutivas, a fim de que o Governo tomasse a providência de vistoriá-las e desapropriá-las, para ali assentar aquelas famílias.

         Estive, às vésperas do Natal, no acampamento dos Sem Terra e me encarreguei de trazer esse pedido dos Sem Terra ao Ministério da Reforma Agrária, o que fiz assim que cheguei em Brasília. Já se passaram, praticamente, cinco meses - novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março - e até agora o Governo sequer mandou recursos para que a vistoria da área fosse feita.

         Quando cessarem as chuvas, no começo de maio, essas famílias, que há seis meses estão vivendo debaixo de lona e enfrentando as maiores dificuldades, não mais irão esperar providências do Governo; vão ocupar a terra. Quando isso acontecer, irão acusar o MST de radical e dizer que está fazendo isso por causa da eleição. Na verdade, esse gesto será fruto da verdadeira desconsideração do Governo para com essa gente. Estou citando especificamente o caso de Tucuruí, porque o acompanhei passo a passo. Consegui, inclusive, colocar iluminação nos barracos, além de recursos da prefeitura para ajudar na alimentação daqueles trabalhadores. O que está acontecendo em todos os acampamentos é que os cidadãos ficam ordeiramente esperando que o Governo atenda suas necessidades. Depois de esperar vários meses, tomam a iniciativa de invadir, e, então, ninguém pode dizer que são culpados ou radicais.

         Faço esse alerta porque prevejo que acontecerá no Município de Tucuruí um problema extremamente grave em função da indiferença e da falta de responsabilidade do Governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso.

         Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/1998 - Página 5022