Discurso no Senado Federal

PROTESTO CONTRA NOTICIAS INVERIDICAS PUBLICADAS NO JORNAL O GLOBO, EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDO AS QUAIS S.EXA. TERIA INFLUENCIADO NA NOMEAÇÃO DE DIRETORES DE HOSPITAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • PROTESTO CONTRA NOTICIAS INVERIDICAS PUBLICADAS NO JORNAL O GLOBO, EDIÇÃO DE HOJE, SEGUNDO AS QUAIS S.EXA. TERIA INFLUENCIADO NA NOMEAÇÃO DE DIRETORES DE HOSPITAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/1998 - Página 4923
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • PROTESTO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, PRESIDENTE, SINDICATO, MEDICO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PUBLICAÇÃO, JORNAL, O GLOBO, ACUSAÇÃO, ORADOR, EXERCICIO, INFLUENCIA, NATUREZA POLITICA, NOMEAÇÃO, PROFISSIONAL LIBERAL, MEDICINA, CARGO PUBLICO, DIRETOR, HOSPITAL, MUNICIPIO, RIO DE JANEIRO (RJ).

         O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, em primeiro lugar, peço desculpas aos eminentes colegas, mas, em dois minutos, quero prestar um esclarecimento e por isso pedi a palavra pela ordem.

         Gostaria de lançar um protesto contra a forma pela qual chegam aos jornais notícias difamantes, sem procedência. O mais grave é que não só quem as passa à imprensa, como o próprio repórter que as leva à publicação, não confirmam o texto.

         O meu eminente colega de Bancada, Senador Jefferson Péres, exibe-me a notícia publicada hoje, em O Globo, de que o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro declara que enviará um ofício a Serra - deve ser o futuro Ministro José Serra - com uma lista de diretores de hospitais no Rio que, segundo ele, foram nomeados por políticos da base do Governo. E lista o nome de cinco Deputados da Bancada do Rio e de dois Parlamentares do Amazonas, dentre os quais um é o meu.

         Sr. Presidente, não indico médico no meu Estado, quanto mais no Rio de Janeiro!

         Indaguei da eminente Senadora Benedita da Silva se conhecia o presidente do sindicato, a fim de que eu não fizesse uma carga desnecessária contra alguém que poderia ter sido mal informado. A resposta da Senadora foi afirmativa. Assim, Sr. Presidente, por enquanto dou a esse presidente do sindicato a possibilidade de dizer quem prestou uma informação dessa natureza.

         Tenho, há muito tempo, deixado de freqüentar as hostes palacianas, mas para lá vou hoje, em companhia da Senadora Benedita da Silva, por causa da Lei Pelé. Com relação à afirmação de que será aberto fogo contra essas nomeações, digo que seja feito, com o nosso apoio, mas que se poupem e respeitem as pessoas que não são dadas a esse tipo de ingerência, ou seja, nomeação em outros Estados.

         Aqui fica, Sr. Presidente, o meu repúdio a ambas as partes. À primeira, porque deveria ter condições de averiguar a veracidade do fato; e à segunda, porque o repórter deveria ter-me ouvido, como ouviu outros Deputados do Rio de Janeiro. Não custava nada ter ouvido o Senador pelo Amazonas.

         Fica o registro, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/1998 - Página 4923