Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, DURANTE A SEMANA PASSADA, DA VIGESIMA QUINTA REUNIÃO DA COMISSÃO SUL-AMERICANA DE LUTA CONTRA A FEBRE AFTOSA - COSALFA, EM CAMPO GRANDE/MS. ENALTECENDO A EFICIENCIA DO LAGRO, INSTITUTO RESPONSAVEL PELA DEFESA SANITARIA EM MATO GROSSO DO SUL.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SANITARIA.:
  • REALIZAÇÃO, DURANTE A SEMANA PASSADA, DA VIGESIMA QUINTA REUNIÃO DA COMISSÃO SUL-AMERICANA DE LUTA CONTRA A FEBRE AFTOSA - COSALFA, EM CAMPO GRANDE/MS. ENALTECENDO A EFICIENCIA DO LAGRO, INSTITUTO RESPONSAVEL PELA DEFESA SANITARIA EM MATO GROSSO DO SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/1998 - Página 5539
Assunto
Outros > POLITICA SANITARIA.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, REUNIÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), COMISSÃO, AMERICA DO SUL, COMBATE, ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ORGÃO PUBLICO, CONTROLE, FEBRE AFTOSA, MUNICIPIO, PORTO MURTINHO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, o meu objetivo, como representante do Estado de Mato Grosso do Sul, é registrar nos Anais desta Casa a 25ª Reunião da Comissão Sul-Americana de Luta contra a Febre Aftosa - Cosalfa - fórum internacional cujo objetivo é traçar a linha de combate a essa enfermidade na América Latina, promovendo e desenvolvendo propostas de ações contra a febre aftosa, unindo esforços entre países e regiões, na busca da erradicação continental da doença para o ano 2007.

Na oportunidade, foi reconhecida unanimemente pelos participantes a rapidez e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na cidade de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a fim de controlar a situação, evitando problemas maiores não somente para Mato Grosso do Sul, mas também para o Brasil. Quero lembrar que houve uma verdadeira mobilização para debelar um foco da febre aftosa no rebanho do nosso Estado, foco esse que não se registrava há 38 meses. Sacrificaram-se quase 1.500 cabeças de gado bovino, numa mobilização do Governo do Estado, por intermédio do Iagro, da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul, da Associação dos Criadores, da Prefeitura Municipal, do Governo Federal e até das Forças Armadas. Houve interdição do Município para movimentação dos animais e de seus subprodutos; com implantação de barreiras para o controle de seu trânsito, como também a destruição e sacrifício dos animais envolvidos, no número já mencionado. Fez-se também a limpeza e desinfecção das propriedades-foco e dos veículos transportadores de animais, além de muitas outras medidas, somente efetivadas graças a um trabalho eficiente de mobilização do Iagro, instituto responsável pela defesa sanitária no Estado de Mato Grosso do Sul.

Esse evento a que me referi realizou-se no período de 23 a 27 de março. Foi um Congresso importante, porque reuniu vários países - Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Guiana, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. No seu final, tive a oportunidade de chegar a Campo Grande acompanhado do Ministro da Agricultura, Senador Arlindo Porto, que encerrou com chave de ouro aquele importante conclave.

Faço este registro, Sr. Presidente, Srs. Senadores, porque a matéria é de importância para a saúde pública e também para mostrar que nosso Estado teve capacidade para debelar o foco dessa doença, repito, que não se registrava há 38 meses. E esse problema não vai atrapalhar o Estado de Mato Grosso do Sul, que continuará podendo exportar a sua carne trazendo divisas para o Brasil.

Era o registro que eu queria fazer para que o mesmo conste dos Anais do Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/1998 - Página 5539