Discurso no Senado Federal

ANUNCIO DO RESULTADO DAS PREVIAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, PARA AS ELEIÇÕES DE GOVERNADORES NO DISTRITO FEDERAL, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • ANUNCIO DO RESULTADO DAS PREVIAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, PARA AS ELEIÇÕES DE GOVERNADORES NO DISTRITO FEDERAL, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/1998 - Página 5736
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, RESULTADO, CONVENÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFINIÇÃO, CANDIDATURA, CRISTOVAM BUARQUE, GOVERNADOR, REELEIÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), OLIVIO DUTRA, EX PREFEITO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MARTA SUPLICY, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, gostaria de informar ao Senado Federal o resultado de três prévias realizadas pelo Partido dos Trabalhadores em três Unidades da Federação muito importantes.

Aqui, no Distrito Federal, depois de terem sido realizados sete debates, houve o chamamento de todos os militantes filiados ao PT, que indicaram o Governador Cristovam Buarque para disputar novamente o cargo de Governador do Distrito Federal.

Houve um gesto de companheirismo e de cavalheirismo no dia da prévia, uma vez que o Governador Cristovam Buarque votou no Senador Lauro Campos, que, por sua vez, votou no Governador Cristovam Buarque, para que este disputasse o Governo do Distrito Federal. Esse é um sinal do companheirismo havido e do alto nível dos debates.

Em segundo lugar, no Estado do Rio Grande do Sul, houve uma disputa muito acirrada, à qual 18.975 petistas compareceram. Um total de 9.469 votos foram dados a Olívio Dutra, e 9.279 votos, a Tarso Genro, ambos ex-Prefeitos de Porto Alegre, que se distinguiram, sobretudo, ao implantarem o orçamento participativo com extraordinário sucesso. Houve 113 votos nulos e brancos. Certamente, o PT, no Rio Grande do Sul, encontra-se extremamente unido. Essa disputa engrandeceu o Partido e demonstrou uma prática democrática extraordinária.

Em terceiro lugar, finalmente, gostaria de registrar que, no domingo último, dia 29 de março, mais de 21 mil filiados do Partido dos Trabalhadores compareceram à prévia em que a Deputada Marta Suplicy obteve 78% dos votos. O Deputado Renato Simões obteve 3.795 votos, num total de 19.105 votos apurados parcialmente, até o momento.

Assim, o Partido dos Trabalhadores dá um sinal de prática democrática. Temos certeza de que a Deputada Marta Suplicy se constituirá em extraordinária surpresa e, muito provavelmente, será a Governadora de São Paulo a partir de 1º de janeiro de 1999.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/1998 - Página 5736