Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR PARAIBANO HUMBERTO LUCENA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR PARAIBANO HUMBERTO LUCENA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/1998 - Página 6434
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, HUMBERTO LUCENA, SENADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), EX PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu não poderia também deixar de fazer um registro lamentando profundamente o ocorrido.

Lembro a forma simples de ser do Senador Humberto Lucena. Mesmo tendo ocupado vários cargos na República, inclusive como Presidente do Congresso Nacional em duas oportunidades e Parlamentar em tantas legislaturas, S. Exª nos passava a impressão, em nossa convivência pessoal, de alguém que, embora tenha sofrido muito com a questão relativa a 1994, humilde e tranqüilo, sempre cumpriu o seu dever. S. Exª não dava a demonstração de ser uma grande figura, já que seria difícil a muitos de seus Pares conseguir os sucessos obtidos por Humberto Lucena: ser parlamentar tantos anos seguidos; ser Líder de um Partido da importância do PMDB e ser duas vezes Presidente do Congresso Nacional e, mesmo assim, manter a simplicidade e a humildade que encontramos em poucos homens públicos neste País.

Há poucos dias vimos S. Exª em plena atividade. Devemos refletir sobre as nossas vidas, já que todos passaremos por isso. Portanto, é importante sabermos aproveitá-la, fazermos coisas que prestem para que sejamos lembrados pelo trabalho realizado.

Concordo com as manifestações dos Senadores Pedro Simon e José Fogaça quando dizem que o Senador Humberto Lucena foi totalmente injustiçado. S. Exª teve uma vida de luta. Um homem que morre sem praticamente nada não poderia ter, por uma simples falha, um problema ressaltado como a coisa mais importante da sua vida. Portanto, a minha solidariedade a Humberto Lucena e, à sua família, os meus pêsames.

Registro o meu lamento pela morte do Senador Humberto Lucena.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/1998 - Página 6434