Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. TARCISIO DE VASCONCELOS MAIA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. TARCISIO DE VASCONCELOS MAIA.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/1998 - Página 6367
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TARCISIO DE VASCONCELOS MAIA, EX GOVERNADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PAI, JOSE AGRIPINO MAIA, SENADOR.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, apenas para manifestar para além da minha assinatura, porque também subscrevi o requerimento de iniciativa do Senador Antonio Carlos Magalhães, o meu pesar pelo falecimento do ex-Governador Tarcísio Maia.

Cheguei a ele por intermédio de seu filho, José Agripino Maia, hoje nosso colega, meu amigo, quando juntos fomos prefeitos: José Agripino, Prefeito de Natal; eu, de Fortaleza.

Tive, então, oportunidade de travar conhecimento com uma figura humana extraordinária, de temperamento ameno, afável - o que não significa dizer que não era homem com energia suficiente para governar um Estado pobre e difícil, como era o Rio Grande do Norte, onde executou uma administração das mais proveitosas. Da mesma forma, teve presença no cenário federal, presidindo empresas federais, o IPASE - Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, a Companhia Nacional de Álcalis, tendo sido, inclusive, Deputado Federal.

Neste momento em que o Senado deverá manifestar o pesar pelo desaparecimento de Tarcísio Maia, eu, como os que me antecederam, estendo também os meus sentimentos a seus familiares e filhos.

Particularmente, além do Senador José Agripino Maia, sou amigo do Embaixador Oto Agripino Maia, hoje representando o Brasil na África do Sul - S. Exª , inclusive, teve o nome aprovado por este Plenário para nos representar naquele país. Trata-se de um homem já de grande experiência no mundo da diplomacia, no Ministério das Relações Exteriores, e que lá assumiu o seu primeiro posto como embaixador, onde vem se havendo com muita competência.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero associar-me ao requerimento de iniciativa do Senador Antonio Carlos Magalhães, no sentido de manifestarmos aos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba e à família do Dr. Tarcísio Maia nossos pêsames e nossa tristeza pelo seu desaparecimento.

Como médico pediatra em Mossoró, Tarcísio Maia se sentiu atraído para a vida pública nacional e muito a honrou. Como o Senador Antonio Carlos Magalhães lembrou, além das suas raízes familiares em Catolé do Rocha, Tarcísio Maia é de família tradicional na vida pública da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em Mossoró, devido à proximidade com o Ceará, muitas vezes, encontro pessoas que se lembram do Dr. Tarcísio Maia, médico pediatra, profundamente humano, que ali estabeleceu um relacionamento social que depois serviu de base para a sua bem-sucedida vida pública e trajetória política.

Era o que eu tinha a dizer, ao associar-me aos termos do requerimento de autoria do Senador Antonio Carlos Magalhães.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/1998 - Página 6367