Discurso no Senado Federal

RELATO DA PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA COMITIVA BRASILEIRA JUNTO A NONAGESIMA NONA CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR REALIZADA NA NAMIBIA, DE 6 A 13 DE ABRIL CORRENTE.

Autor
Leonel Paiva (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Ildeu Leonel Oliveira de Paiva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • RELATO DA PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA COMITIVA BRASILEIRA JUNTO A NONAGESIMA NONA CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR REALIZADA NA NAMIBIA, DE 6 A 13 DE ABRIL CORRENTE.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/1998 - Página 6888
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, SENADOR, DELEGAÇÃO BRASILEIRA, CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, NAMIBIA.
  • DEFESA, AUMENTO, INTERCAMBIO COMERCIAL, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, NAMIBIA.

O SR. LEONEL PAIVA (PFL-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho a esta tribuna registrar que estive fazendo parte da comitiva brasileira presente à 99ª Conferência Interparlamentar, realizada em Windhoek, capital da Namíbia, no período de 6 a 13 de abril deste ano.

A comitiva, presidida e chefiada pelo Deputado Nilson Gibson, contou também com a participação dos Deputados José Thomaz Nonô, Efraim Morais e Átila Lins. Todos nós estivemos participando ativamente dos debates, das comissões de redação, propondo novas medidas em temas de fundamental importância em todas as áreas da vida humana.

Aprovamos uma proposta apresentada pelo Canadá que prescreve o estabelecimento de trabalhos envolvendo todas as nações do mundo, com o objetivo de erradicar as minas antipessoas.

Cada um dos Parlamentos que lá estiveram representados trabalhará para que as minas antipessoais sejam banidas da face da Terra.

Esse capítulo teve a participação soberba do Deputado José Thomaz Nono, que fez o relato do referido capítulo na Conferência. Também na ocasião, o Deputado Nilson Gibson, como Chefe da Delegação e representando o Presidente da União Interparlamentar no Brasil, Senador Guilherme Palmeira, proferiu um pronunciamento sobre o HIV, ou seja, a Aids e a sua interferência no cotidiano de todo o cidadão. Tive a honra de participar da Comissão de Redação Aids/HIV.

Discutiu-se, juntamente com a ONU, uma estratégia que permita que, a curto prazo, acabem-se os bloqueios hoje existentes contra Cuba, Irã e Malásia, Houve, também, uma ampla e profunda discussão a respeito da situação do povo palestino, que receberá um tratamento especial no próximo encontro da União Interparlamentar, a realizar-se em Moscou no mês de setembro.

Sr. Presidente, Srªs. Senadoras e Srs. Senadores, tivemos uma recepção calorosa pelo povo namibiano, ocasião em que pudemos constatar o respeito e a admiração que aquele ordeiro povo tem pelo nosso País. Infelizmente, o Brasil participa pouco, a nível econômico, de intercâmbios com a Namíbia.

Deixo registrado, aqui, que o Brasil poderia usufruir, e muito, de um comércio bilateral, trabalho esse que vem sendo desenvolvido pela Embaixada do Brasil na Namíbia com muita competência. O Embaixador José Ferreira Lopes e o seu staff nos deram um atendimento digno de registro.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/1998 - Página 6888