Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA ASSUNÇÃO DO SENADOR ELOI PORTELLA A UMA CADEIRA NESTA CASA.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGOZIJO PELA ASSUNÇÃO DO SENADOR ELOI PORTELLA A UMA CADEIRA NESTA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/1998 - Página 6591
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ELOI PORTELLA, SENADOR, POSSE, SUPLENCIA, FREITAS NETO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO, REFORMA CONSTITUCIONAL.

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL-PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, cumpre-me o dever político e sentimental de dar ao conhecimento da Casa uma circunstância que já é assaz conhecida, mas que representa motivo de alegria para nós da representação do Estado do Piauí e de orgulho para a nossa Unidade Federada.

O Senador Freitas Neto, como é de conhecimento geral, acaba de ser nomeado pelo Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso Ministro da Reforma Institucional. Assumiu há dias a titularidade da sua cadeira nesta Casa o Senador Elói Portela, que, por todos os títulos e por uma vida pontilhada de trabalho e de serviços a Teresina, ao Estado do Piauí, ao País, já exerceu várias e importantes funções, a partir da instituição do então Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. Foi Diretor da Portobrás, Secretário Municipal de Obras de Teresina e Secretário de Obras do Piauí. Conhecido na área da engenharia nos três níveis municipais, vem, com seu currículo, com o concurso da sua inteligência e da sua experiência, oferecer o que de melhor tem a este Senado Federal.

Regozijo-me por S. Exª ser irmão do Senador Lucídio Portella, o qual, tendo sido Vice-Governador e Governador do Piauí, é o Presidente Regional do Partido Progressista Brasileiro; tem, por todos os títulos, uma larga folha de serviços prestados e é um homem extremamente respeitado no seio dos seus colegas do Senado Federal.

Obriga-me o destino dizer que são três irmãos Senadores, dos quais eu venho tendo a honra de ser colega no Congresso Nacional. Anteriormente, fora Petrônio, Lucídio e Elói Portella, não apenas no Piauí, no Nordeste, mas no Brasil, e até com participação no Conselho das Nações, dispensando, indubitavelmente, qualquer comentário. Deputado Estadual, Prefeito de Teresina, Governador do Piauí, Senador por duas vezes, Deputado Estadual, Prefeito de Teresina, Governador do Piauí, Senador por duas vezes, Líder da Maioria e da Arena, Presidente Nacional da Arena, Presidente duas vezes do Congresso Nacional e, finalmente, Ministro da Justiça, onde o destino colheu a sua vida.

Então, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o registro que quero fazer é este: da minha admiração pelos irmãos Petrônio, Lucídio e Elói Portella, de quem fui e sou colega no Congresso Nacional e, agora, no Senado Federal, e o regozijo pessoal apresento, em nome da Bancada do PFL, a este companheiro que chega para somar-se ao nosso trabalho.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/1998 - Página 6591