Discurso no Senado Federal

CUMPRIMENTOS A REDE GLOBO E, EM ESPECIAL, AO JORNALISTA ROBERTO MARINHO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO 'COMO SE MUDA UM PAIS ATRAVES DA EDUCAÇÃO', INICIATIVA QUE SE INSERE NO PROJETO BRASIL 500 ANOS.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • CUMPRIMENTOS A REDE GLOBO E, EM ESPECIAL, AO JORNALISTA ROBERTO MARINHO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO 'COMO SE MUDA UM PAIS ATRAVES DA EDUCAÇÃO', INICIATIVA QUE SE INSERE NO PROJETO BRASIL 500 ANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/1998 - Página 6591
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SEMINARIO, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, INICIATIVA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • ELOGIO, ROBERTO MARINHO, EMPRESARIO, TELECOMUNICAÇÃO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ontem, por determinação de V. Exª, compareci a um evento importante na minha cidade, São Paulo: “Como se Muda um País Através da Educação” é o tema do seminário que a Rede Globo está realizando na capital paulista com a participação de autoridades e especialistas em educação, aberto ontem pelo Sr. Roberto Irineu Marinho, e contou com a presença de várias autoridades do Estado de São Paulo e de outros Estados do País.

A iniciativa se insere no Projeto Brasil 500 Anos, que até 21 de abril do ano 2000 promoverá uma série de eventos com prioridade para os temas voltados à educação e à cidadania. Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar a Rede Globo e, em especial, ao jornalista Roberto Marinho por seus esforços no sentido de levar mais educação ao povo brasileiro. Dando mostras desse trabalho, há 20 anos, surgia a Fundação Roberto Marinho como instrumento de difusão da educação.

Ao longo desses anos, as Organizações Globo vêm se dedicando aos projetos educacionais, como o Telecurso 2000, Globo Ecologia, Globo Ciência e muitos outros que se diluem em sua programação diária, adotando ações que sempre se utilizaram das mais modernas técnicas de comunicação para levar educação a quem precisa.

A mais recente iniciativa é a TV Futura, que é o primeiro canal de televisão educativo do País totalmente gerido e financiado pela iniciativa privada. Um canal que disponibiliza, gratuitamente, conhecimentos úteis para o progresso educacional e profissional de toda a população.

A educação, sem dúvida, é a base de todo o desenvolvimento. Vai além do formal, ou seja, daquilo que se aprende nas escolas e nos livros. Ela deve ser vista como algo que ocorre em todos os momentos da vida.

Não adianta fazermos leis cada vez mais avançadas, mais modernas, como o novo Código Nacional de Trânsito, o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Código de Proteção Ambiental, se o povo não possuir educação suficiente para absorver e entender os preceitos legais. É impossível colocar um policial em cada esquina ou criar um exército de guardas florestais.

A educação vem antes de tudo. Por isso, quero parabenizar as Organizações Globo pelos seus esforços no campo educacional. Concluo este pronunciamento, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, com as palavras do ilustre jornalista Roberto Marinho:

“Se podemos nos rejubilar com o que está feito, temos de nos ocupar do muito que ainda há para ser feito”.

Era essa a comunicação que queria fazer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/1998 - Página 6591