Pronunciamento de Romeu Tuma em 15/04/1998
Discurso no Senado Federal
CUMPRIMENTOS A REDE GLOBO E, EM ESPECIAL, AO JORNALISTA ROBERTO MARINHO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO 'COMO SE MUDA UM PAIS ATRAVES DA EDUCAÇÃO', INICIATIVA QUE SE INSERE NO PROJETO BRASIL 500 ANOS.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TELECOMUNICAÇÃO.:
- CUMPRIMENTOS A REDE GLOBO E, EM ESPECIAL, AO JORNALISTA ROBERTO MARINHO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO 'COMO SE MUDA UM PAIS ATRAVES DA EDUCAÇÃO', INICIATIVA QUE SE INSERE NO PROJETO BRASIL 500 ANOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/04/1998 - Página 6591
- Assunto
- Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
- Indexação
-
- PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SEMINARIO, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO, INICIATIVA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
- ELOGIO, ROBERTO MARINHO, EMPRESARIO, TELECOMUNICAÇÃO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.
O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ontem, por determinação de V. Exª, compareci a um evento importante na minha cidade, São Paulo: “Como se Muda um País Através da Educação” é o tema do seminário que a Rede Globo está realizando na capital paulista com a participação de autoridades e especialistas em educação, aberto ontem pelo Sr. Roberto Irineu Marinho, e contou com a presença de várias autoridades do Estado de São Paulo e de outros Estados do País.
A iniciativa se insere no Projeto Brasil 500 Anos, que até 21 de abril do ano 2000 promoverá uma série de eventos com prioridade para os temas voltados à educação e à cidadania. Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar a Rede Globo e, em especial, ao jornalista Roberto Marinho por seus esforços no sentido de levar mais educação ao povo brasileiro. Dando mostras desse trabalho, há 20 anos, surgia a Fundação Roberto Marinho como instrumento de difusão da educação.
Ao longo desses anos, as Organizações Globo vêm se dedicando aos projetos educacionais, como o Telecurso 2000, Globo Ecologia, Globo Ciência e muitos outros que se diluem em sua programação diária, adotando ações que sempre se utilizaram das mais modernas técnicas de comunicação para levar educação a quem precisa.
A mais recente iniciativa é a TV Futura, que é o primeiro canal de televisão educativo do País totalmente gerido e financiado pela iniciativa privada. Um canal que disponibiliza, gratuitamente, conhecimentos úteis para o progresso educacional e profissional de toda a população.
A educação, sem dúvida, é a base de todo o desenvolvimento. Vai além do formal, ou seja, daquilo que se aprende nas escolas e nos livros. Ela deve ser vista como algo que ocorre em todos os momentos da vida.
Não adianta fazermos leis cada vez mais avançadas, mais modernas, como o novo Código Nacional de Trânsito, o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Código de Proteção Ambiental, se o povo não possuir educação suficiente para absorver e entender os preceitos legais. É impossível colocar um policial em cada esquina ou criar um exército de guardas florestais.
A educação vem antes de tudo. Por isso, quero parabenizar as Organizações Globo pelos seus esforços no campo educacional. Concluo este pronunciamento, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, com as palavras do ilustre jornalista Roberto Marinho:
“Se podemos nos rejubilar com o que está feito, temos de nos ocupar do muito que ainda há para ser feito”.
Era essa a comunicação que queria fazer.