Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO FEDERAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO FEDERAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/1998 - Página 6961
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LUIS EDUARDO MAGALHÃES, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DA BAHIA (BA), EX PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, hoje, na votação desses requerimentos, o Senado, por unanimidade, tem falado através da experiência, da competência e do coração dos Senadores, que aqui se manifestaram com discursos brilhantes. O Senador Josaphat Marinho, o Senador Pedro Simon, o Senador Bernardo Cabral, do alto de suas vidas públicas e das suas experiências não só de parlamentares, mas de seres humanos, falaram de emoções que não são unanimidade somente nesta Casa, onde privamos da amizade de Antonio Carlos Magalhães, de Luís Eduardo Magalhães e de Sérgio Motta, mas que são unanimidade no País, que superaram aspectos políticos e de partidos. Adversários unem-se aqui na dor e na sensação de perda.

Quero também unir a minha palavra a essa dor e a essa sensação de perda. Quero apresentar a palavra de alguém que tinha, e ainda tem, na ação política de Luís Eduardo, um exemplo da geração.

Luís Eduardo tinha 43 anos, a minha idade. Nós, dessa geração, temos, como todos, sonhos e esperanças para o Brasil. Talvez Luís Eduardo, dos políticos de sua geração, fosse para a sociedade brasileira quem mais encarnasse tudo isso por que lutamos. Todos nós, indistintamente, temos amor por este País e compromisso com a nossa Pátria, independente de posições políticas, como disse tão bem o Senador Pedro Simon.

Digladiamo-nos em torno de aspectos políticos e partidários, mas, no final de tudo isso, o que nos move, o objetivo do nosso coração, independentemente das questões políticas, é o bem do Brasil. O Deputado Luís Eduardo Magalhães, que se vai, deixará uma lacuna muito grande, Sr. Presidente, nessa luta de todos nós.

Todos os políticos desta Casa, tenho certeza, lutam para construir um Brasil melhor. Lutamos pelas reformas e lutamos também por algo importante, que é a construção de uma nova imagem do político brasileiro. Todos temos feito esforço para a votação, a presença, a discussão, o combate às imoralidades que eventualmente surgem no Congresso Nacional. Todos nós temos lutado para que a imagem do político possa ser, perante a sociedade, um pouco melhor. Mas alguns políticos, alguns brasileiros e brasileiras têm, perante a opinião pública, o dom de encarnar isso de forma mais viva.

Foi assim na gestão do Presidente José Sarney nesta Casa, que reconstruiu um pouco a imagem política. É assim na ação e na gestão do Presidente Antonio Carlos Magalhães nesta Casa, e era assim, e ainda é assim, na atuação política e parlamentar do Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Ele, como ninguém da minha geração, passava para a opinião pública, para o cidadão, para o eleitor, a idéia de que a política brasileira estava se modernizando, que a política brasileira estava crescendo e de que ele era um dos pontos de apoio desse crescimento.

Não quero me estender, Sr. Presidente, mas gostaria de dizer que discordo da frase que diz que ninguém é insubstituível. A vida é insubstituível, o carinho e a amizade são insubstituíveis, a competência é insubstituível e o amor é insubstituível. Podemos suprir, sim, a falta dos amigos, dos líderes e dos companheiros, mas eles, mesmo assim, continuarão a ser insubstituíveis.

Luís Eduardo é insubstituível para a história brasileira. O Brasil esperava muito de Luís Eduardo; o nosso Partido, o PFL, esperava muito de Luís Eduardo. Tínhamos e continuaremos a ter planos para um Brasil melhor, mas o nosso Partido perde um dos grandes entusiastas desses planos: Luís Eduardo Magalhães.

Quero encerrar minhas palavras dizendo que entendo a comoção por que passa o País. Todos estamos solidários com a dor do Presidente Antonio Carlos Magalhães. Mas tenho certeza de que, como ele é forte, com a oração de todos os brasileiros, irá superar este momento tão difícil para todos nós. O amor ao Brasil vai mover o Presidente Antonio Carlos Magalhães na direção correta e ele vai continuar a ser - tenho certeza - um esteio do nosso Partido, o PFL, e da política brasileira.

Todos nós vamos orar, todos nós vamos lutar, todos nós vamos continuar trabalhando - até para suprir um pouco a falta de Luís Eduardo Magalhães. Tenho certeza de que o Presidente Antonio Carlos Magalhães e todos nós saberemos honrar a luta e a tradição - de pouco tempo até - do Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em pouco tempo ele construiu uma carreira política vitoriosa. Todos nós nos irmanaremos para fortalecer o seu pensamento, que é também o pensamento nacional.

Nós perdemos Luís Eduardo Magalhães, mas continuamos a ter o nosso rumo, a ter o nosso caminho. Vamos seguir lutando, com essa dor, para reconstruir o Brasil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/1998 - Página 6961