Pronunciamento de Bernardo Cabral em 04/05/1998
Discurso no Senado Federal
PROPOSTAS APRESENTADAS PELAS LIDERANÇAS SINDICAIS DO AMAZONAS, EM CONTRIBUIÇÃO A QUESTÃO DO DESEMPREGO.
- Autor
- Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
- Nome completo: José Bernardo Cabral
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESEMPREGO.:
- PROPOSTAS APRESENTADAS PELAS LIDERANÇAS SINDICAIS DO AMAZONAS, EM CONTRIBUIÇÃO A QUESTÃO DO DESEMPREGO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/05/1998 - Página 7378
- Assunto
- Outros > DESEMPREGO.
- Indexação
-
- EXPECTATIVA, SINDICATO, METALURGICO, TRABALHADOR, INDUSTRIA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AUDIENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO (MTB), OBJETIVO, SUGESTÃO, COMBATE, DESEMPREGO.
O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, pretendo ocupar esta tribuna amanhã para trazer, de forma mais circunstanciada, o que pode se chamar de uma contribuição da Força Sindical no meu Estado, do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, ligado à CUT, e do Presidente dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Amazonas.
O Presidente da Força Sindical, Carlos Lacerda, dirigiu-me um expediente que demonstra que o País pode caminhar, desde que a análise seja feita em termos construtivos e que se possa dispensar ao assunto não uma emoção, mas uma razão. E qual é o assunto, Sr. Presidente? É o desemprego que grassa no País afora. E o que é curioso e paradoxal é que, enquanto a seca no Nordeste assola o País com o espectro da fome, no meu Estado, onde a quantidade de água é exuberante, nem por isso deixa de haver o mesmo problema do desemprego.
O que pretendem essas lideranças sindicais é irmos a uma audiência - se eu puder estar presente, e, senão, aprazar esta audiência - com o Ministro Paulo Paiva, que, embora sendo hoje do Planejamento, foi do Trabalho. O Ministro, conseqüentemente, poderá juntar, com a experiência de ontem e o seu trabalho de hoje, uma matéria que contribuirá para esse problema seriíssimo que é o desemprego.
Todos sabemos que convulsão social, geralmente, tem como ponto de partida uma premissa lá atrás, na fome, no desemprego, na injustiça social, que sabemos como começa, mas jamais como termina.
Por isso mesmo, quero voltar à tribuna, depois de acertar esta audiência com o Ministro Paulo Paiva - que não se encontra em Brasília, daí a razão de a audiência não ter sido devidamente aprazada -, para trazer ao conhecimento dos Senadores como líderes sindicais podem trabalhar sem apresentarem escândalo, sem descambarem para a baderna. Assim, reservo-me, Sr. Presidente, tão logo esta audiência seja concluída, para não revelar os números, os índices, a contribuição, antes de o Ministro Paulo Paiva tomar conhecimento.
Agradeço a V. Exª a concessão do tempo regimental para que pudesse fazer essa comunicação.