Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AOS 25 ANOS DE CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA - EMBRAPA.

Autor
Odacir Soares (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AOS 25 ANOS DE CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA - EMBRAPA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/1998 - Página 7496
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

           O SR. ODACIR SOARES (PTB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com enorme satisfação que, da Tribuna do Senado Federal, manifesto meu apoio aos esforços, que há muito vem sendo desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em favor do desenvolvimento agropecuário, do sistema produtivo e da economia brasileira, obtendo conquistas que ,lhe mereceram a atenção e o interesse de todas as camadas da sociedade brasileira, e de povos de outros continentes.

           Hoje, mais do que nunca, a Embrapa merece todas as referencias elogiosas, todos os aplausos, em decorrência do seu 25º aniversario de criação.

           Na celebração, a Empresa apresentou uma série de novidades. Uma das principais foi a assinatura de um convênio entre o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA, representado pelo seu sub-coordenador de Programas Internacionais, Rick Bennetty, - e a Embrapa, representada pelo seu Diretor-Presidente, Alberto Duque Portugal, para instalação de um laboratório virtual da Embrapa naquele país. O laboratório contará inicialmente com uma equipe de seis pesquisadores e vai utilizar toda a infra-estrutura do USDA.

           Durante a solenidade, a Embrapa lançou um milho selecionado especialmente para a agricultura familiar, o que demonstra, mais uma vez, a preocupação da Embrapa, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento e do Governo Brasileiro, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, que nasceu com o Governo Fernando Henrique Cardoso.

           Divulgou também um processo para produzir snacks (refeição leve) a partir de raspa de mandioca, uma máquina portátil para colher café, que terá grande utilidade para pequenos produtores e duas variedades de manga e de soja, além de livros e vídeos.

           Na ocasião homenageou pesquisadores seus e pesquisadores de instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária -SNPA. Esse, a meu ver, o ponto alto, o ponto de destaque da celebração do 25º aniversário da Empresa.

           Prêmio foi também entregue, como Homenagem Especial, ao Ministro da Ciência e da Tecnologia, José Israel Vargas. O Ministro foi homenageado por sua visão estratégica e pela decisão política de fortalecer a ciência e a tecnologia voltadas para o agronegócio brasileiro.

           Outro prêmio, o Embrapa de Reportagem, foi também entregue aos vencedores nas categorias Televisão, Rádio e Impresso. Durante o evento, que se realizou na sede da Embrapa em Brasília, às 20 horas do dia 28 de abril, a Empresa de Correios e Telégrafos-ECT lançou carimbo e cartão postal alusivos ao aniversário.

           Sr. Presidente, julgo da maior importância destacar que, ao criar um prêmio para agraciar anualmente cientistas que muito contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, a Embrapa buscou na figura de Frederico de Menezes Veiga o patrono para tal honraria. O pesquisador Frederico de Menezes Veiga, apesar de amazonense, desenvolveu seus trabalhos na cidade de Campos, Estado do Rio de Janeiro.

           Frederico de Menezes Veiga ditou os novos níveis de produtividade da cana-de-açúcar, em diferentes regiões do país e abriu caminho para ascensão do Brasil à posição de maior produtor mundial e grande exportador de açúcar.

           O Brasil deve a Frederico de Menezes Veiga, as cerca de 75 milhões de sacas de açúcar que exporta anualmente, em razão das variedades por ele criadas. De acordo com cálculos do extinto Instituto do Álcool e Açúcar - IAA, apenas a variedade CB 4176, obtida por ele, proporcionou, em cinco safras (entre 1958 e 1962), um rendimento superior da ordem de 10,2 milhões de toneladas de açúcar anuais.

           A peculiaridade fundamental das pesquisas de Frederico de Menezes Veiga foi a de direcionar seu trabalho para o desenvolvimento agropecuário, com reflexos altamente positivos na economia brasileira.

           Os pesquisadores selecionados, mediante uma avaliação criteriosa e detalhista, para a premiação no Embrapa Ano 25º foram o professor Jesus Santiago Moura, da Universidade Federal do Paraná - UFPR, e o pesquisador Elêusio Curvêlo Freire, da Embrapa Algodão.

           O professor Jesus Santiago Moura é graduado em Filosofia, Ciências Naturais, Física e Matemática, com pós-graduação em Zoologia, pelo Museu de Zoologia de São Paulo e em Biologia Geral, pela Universidade de São Paulo - USP. Tem 178 trabalhos publicados desde 1938, além de ter feito estágios e viagens de estudos em mais de trinta universidades, museus e institutos de pesquisa dos principais países do mundo.

           A Embrapa concedeu o Prêmio Frederico de Menezes Veiga ao Professor Jesus Santiago Moura, quando já tem ele 85 anos de idade. Premiou-o por sua história de vida dedicada à pesquisa científica na área de ciências naturais.

           O pesquisador Elêusio Curvêlo Freire é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com mestrado em Fitotecnia pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará - UFCE e com doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- ESALQ/USP, de Piracicaba, São Paulo.

           O Dr. Freire e sua equipe realizaram trabalho de destaque na cotonicultura nordestina e dos Cerrados. Contribuíram não somente para evitar o colapso da economia algodoeira como também para proporcionar maior estabilidade de emprego e renda para os produtores da região.

           O cultivar CNPA ITA 90, uma das sintetizadas pelo pesquisador, é plantado em 80% da área de algodão do cerrado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os cultivares de gergelim CNPA G 2 e CNPA G 3 são os mais plantados no Brasil.

           Os agraciados receberão um objeto-prêmio, diploma alusivo ao evento e uma importância em dinheiro correspondente à maior remuneração mensal de um pesquisador da Empresa.

           Sr. Presidente, ao festejar o aniversário, a Embrapa festeja sua importância, sua forma altamente produtiva e estimulante de trabalhar. Ao mesmo tempo demonstra o apreço que tem pelo seu Grupo Ocupacional Técnico-Científico e pelo Grupo Ocupacional de Apoio à Pesquisa.

           Honra não somente seus grupos internos, mas também os vinculados às instituições ligadas ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA. No ano de 1997, o ganhador do Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi o cientista Alfredo Kingo Oyama Homma, do CPATU/Embrapa Amazônia Oriental, pelos seus trabalhos em agrossilvicultura e extrativismo. O Dr. Homma já havia contribuído com a publicação de livro “Extrativismo Vegetal na Amazônia: Limites e Oportunidades”, que desmistificou muita coisa escrita sobre o extrativismo da seringueira e da castanha-do-pará.

           Concluo meu discurso, Sr. Presidente, deixando para os pesquisadores do Centro de Pesquisas Agroflorestais - CPAF/Rondônia, palavras de estímulo, incentivando-os a trabalharem duramente, com dedicação, com inteligência, vencendo as dificuldades, as carências de conforto e de integração existentes no mundo científico global.

           Tenho a certeza de que, sob a liderança do Dr. Nelson Ferreira Sampaio, Chefe-Geral do CPAF/Rondônia, em um futuro próximo, estaremos comemorando a premiação de um dos nossos pesquisadores. Meus parabéns ao Dr. Alberto Duque Portugal e a todo o quadro funcional da Embrapa.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/1998 - Página 7496