Discurso no Senado Federal

PROEMINENCIA DA FIAT NA ECONOMIA NACIONAL.

Autor
Odacir Soares (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PROEMINENCIA DA FIAT NA ECONOMIA NACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/1998 - Página 7645
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, EMPRESA ESTRANGEIRA, ATUAÇÃO, BRASIL, SETOR, INDUSTRIA AUTOMOTIVA.

           O SR. ODACIR SOARES (PTB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a história da FIAT no Brasil é recente; tem apenas 45 anos. Começou em 1953, no bairro do Brás, em São Paulo, vendendo tratores importados e prestando assistência técnica aos clientes.

           Em 45 anos de Brasil, a FIAT consagrou-se como empresa extremamente dinâmica e de indiscutível sensibilidade para antever e acreditar nos rumos do desenvolvimento de nosso País.

           Ultrapassando a venda de tratores e a prestação de assistência técnica, hoje a FIAT constitui um conglomerado que funde ferro e alumínio, produz tratores, máquinas para movimentação de terra, circuitos eletrônicos e equipamentos de telefonia, vende seguros, atua no mercado financeiro, projeta produtos e tecnologias, forma pessoal, mantém uma escola para formação de mão-de-obra especializada com excelente padrão de qualidade. E sobretudo fabrica automóveis com tecnologia avançada, cujos modelos já estão inseridos na cultura dos brasileiros.

           São 14 empresas e uma fundação, responsáveis por mais de 41 mil empregos diretos e aproximadamente 100 mil indiretos.

           Em 1997, o faturamento do grupo atingiu o montante de 7 bilhões e 600 milhões de dólares. Destes, 1 bilhão e 400 milhões resultantes de exportações de seus produtos aqui fabricados. No setor das exportações brasileiras, a FIAT hoje é responsável pela fatia de 2,57%.

           Presente em 12 Estados brasileiros com fábricas e escritórios, a empresa dedica também particular atenção aos seus trabalhadores. Investe em programas ambientais, traduzindo a convicção de que “a tecnologia é a chave para conciliar o progresso e os princípios fundamentais da natureza e da sobrevivência do homem”.

           Não sei se Giovanni Agnelli, ao fundar a FIAT na cidade italiana de Turim em 1899, chegou a imaginar as dimensões que sua obra iria alcançar. O desenvolvimento atingido, porém, é seguro apanágio da fecundidade da iniciativa, fecundidade sustentada pelo esforço, pela dedicação, pelo trabalho.

           Os resultados venceram as fronteiras da Província do Piemonte, as fronteiras da Itália e da Europa. Chegaram ao Brasil, onde hoje a FIAT ocupa lugar proeminente na economia nacional, criando emprego, gerando tecnologias e produzindo riquezas. São resultados que merecem comemoração, porque servem e engrandecem nosso País.

           Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/1998 - Página 7645