Pronunciamento de Mauro Miranda em 07/05/1998
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM AOS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA, EMBRAPA.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM AOS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA, EMBRAPA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/05/1998 - Página 7729
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ELOGIO, EFICACIA, PESQUISA AGROPECUARIA, ESPECIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE.
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, poucas instituições, no Brasil, têm uma história de existência tão curta e um patrimônio de resultados tão extenso para o desenvolvimento do país, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. Nesses 25 anos de existência, com a herança dos antigos institutos regionais de pesquisa, o trabalho da Embrapa cumpriu um papel de grande importância para a afirmação do Brasil como um dos mais importantes exportadores mundiais de grãos.
Graças ao trabalho, à dedicação e à competência de seus 2.096 pesquisadores, racionalmente distribuídos por todo o país, o Brasil alcançou uma posição de grande respeito no mercado mundial de commodities. A soja cresceu 360 por cento, o milho 128 por cento, o trigo 49 por cento, o arroz e o feijão 27 por cento. E tudo isso aconteceu num período de tempo reduzido, coincidindo praticamente com a conquista dos cerrados do Centro-Oeste para a modernização da agropecuária.
O Centro-Oeste e sobretudo Goiás devem muito a esses técnicos, aos dirigentes e aos funcionários da Embrapa. Nossa agricultura ganhou novas escalas de produção graças ao trabalho paciente e dedicado desses profissionais, que se multiplicaram na sua capacidade de produzir resultados, embora a contrapartida salarial não tenha sido suficientemente justa para compensar essa dedicação.
Hoje, quando estamos aqui a comemorar o aniversário deste grande exemplo de instituição pública comprometida com o país, o desenvolvimento e o futuro, como é a Embrapa, cabe a nós, principalmente os que representam estados com vocação agrícola como Goiás, acompanhar a vida da empresa, lutar pelo seu fortalecimento, defender a supressão de problemas que impeçam a sua plena caminhada, e ficar ao lado desse grupo de idealistas que vivem enclausurados nos laboratórios para garantir sempre a melhoria da qualidade dos nossos alimentos. É uma questão de justiça exigir que o país esteja ao lado da Embrapa. Ainda agora estamos vendo a importância das exportações agrícolas na redução do déficit da balança de pagamentos.
Para mim, e para os ilustres colegas Íris Rezende e José Saad, que comigo representam Goiás nesta Casa, é razão de orgulho ter a Embrapa ao lado do nosso desenvolvimento agrícola. A Embrapa é um dos principais símbolos do novo perfil econômico de nossa região, sustentado pelo desenvolvimento da produção agropecuária. Em nome dos meus companheiros, do povo e dos produtores agrícolas de Goiás, o nosso reconhecimento por essa história de trabalho, competência e resultados em benefício do nosso Estado.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.