Discurso no Senado Federal

REGISTRO DE REUNIÃO COM O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, RENAN CALHEIROS, PARA TRATAR DA QUESTÃO DO APOIO DOS LIDERES DO MST AOS SAQUES NAS REGIÕES NORDESTINAS ASSOLADAS PELA SECA. (COMO LIDER)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • REGISTRO DE REUNIÃO COM O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, RENAN CALHEIROS, PARA TRATAR DA QUESTÃO DO APOIO DOS LIDERES DO MST AOS SAQUES NAS REGIÕES NORDESTINAS ASSOLADAS PELA SECA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/1998 - Página 8002
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, ORADOR, DEPUTADO FEDERAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, GOVERNO, COMBATE, SECA, PREVENÇÃO, ROUBO, ALIMENTOS.
  • DEFESA, LIDER, SEM-TERRA, INDICIAMENTO, JUSTIÇA, MOTIVO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, VITIMA, SECA, ROUBO, ALIMENTOS.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, juntamente com os Deputados Marcelo Deda, Líder do PT na Câmara dos Deputados, e Jaques Wagner, estivemos hoje, às 12h30min, no gabinete do Ministro da Justiça, Renan Calheiros. Na oportunidade, demonstramos a nossa preocupação com respeito ao indiciamento dos líderes do Movimento dos Sem-Terra, João Pedro Stédile, Jaime Amorim e outros que apenas externaram solidariedade aos flagelados pela seca. Sem alternativas para suprir as necessidades mínimas de suas famílias, os moradores das regiões assoladas pela seca são obrigados a buscar alimentos onde estiverem.

As declarações dos líderes do MST são ecos daquelas proferidas por alguns bispos nordestinos, pelo Ministro Sepúlveda Pertence, ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal e encontram respaldo nos ensinamentos religiosos de São Tomás de Aquino e mesmo na Lei Penal que classifica situações idênticas como “estado de necessidade”. Juristas como Márcio Thomas Bastos e Arnaldo Malheiros Filho também avaliam ser um equívoco tratar fatos sociais complexos como os provocados pela seca do Nordeste como problemas criminais.

Aliás, o próprio Presidente da Sociedade Rural Brasileira, Luiz Marcos Suplicy Hafers considerou que de nada adianta esse tipo de procedimento para resolver o problema causado pela seca.

Consideramos importante que o Ministro da Justiça promova esforços junto ao Governo Fernando Henrique Cardoso no sentido de implementar políticas que efetivamente erradiquem a pobreza e garantam um renda para todos os brasileiros.

O Ministro Renan Calheiros, após ouvir-nos com atenção, manifestou disposição de manter um diálogo contínuo conosco. Avalia S. Exª que agora caberá à Justiça decidir sobre o que acontecerá com os líderes do MST. Ressaltamos, Sr. Presidente, que o importante é o Governo Fernando Henrique Cardoso providenciar medidas que evitem saques. Perguntei ao Ministro se houve saques nos locais onde as providências já haviam sido tomadas. S. Exª respondeu-me que não houve. Registro, portanto, esse diálogo com o Ministro da Justiça.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/1998 - Página 8002