Discurso no Senado Federal

REGISTRO DOS QUARENTA E CINCO ANOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO CEARA.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DOS QUARENTA E CINCO ANOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO CEARA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/1998 - Página 9297
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, SINDICATO, JORNALISTA, ESTADO DO CEARA (CE).

           O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, em 26 de maio de 1953, a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará foi transformada em Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará. A sessão foi presidida por Antônio Moreira Albuquerque, Vice-Presidente, na ausência do titular, Paulo Bonavides.

           As reivindicações dos jornalistas do Ceará cresciam não apenas em termos salariais e de condições de trabalho. A consciência profissional, que vinha se fortalecendo, diminui justamente pela falta de estímulo salarial com a atividade correndo o risco de ser colocada num segundo plano.

           A nova entidade, no entanto, não reivindicava apenas para a categoria jornalística e tomava posições políticas em defesa dos interesses da população, destacando-se a adesão à campanha promovida pela Federação das Mulheres do Ceará, em 1953, contra a carestia.

           Fato significativo aconteceu em setembro de 1953, quando a Delegacia de Ordem Política e Social pediu os nomes e endereços dos dirigentes da entidade, alegando dispositivo legal. O pedido foi rechaçado pela diretoria, que não viu dispositivo legal determinando tal exigência.

           Lamentável fato marcou a classe jornalística brasileira em maio de 1954: o trucidamento, pela polícia do Rio de Janeiro, do jornalista Nestor Moreira. Pela primeira vez os jornalistas do Ceará paralisaram suas atividades por 24 horas.

           Mais recentemente - 1985 e 1988 -, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará conseguiu parar as redações, em duas oportunidades, reivindicando melhores salários e condições de trabalho, além de ter participado de campanhas populares.

           Hoje, dia 26 de maio de 1998, registro da Tribuna do Senado Federal, os quarenta e cinco anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará.

           Nesta data, saúdo a todos os profissionais que fazem o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, na pessoa de seu atual Presidente, Jornalista Moaci Maia.

           Era o que eu tinha a dizer.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/1998 - Página 9297