Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA POLITICA E RELIGIOSA DO ENCONTRO DA PASTORAL PARLAMENTAR CATOLICA COM O PAPA JOÃO PAULO II, REALIZADO NO VATICANO, NOS DIAS 16 E 17 DE MAIO ULTIMO. REGISTRO DOS DISCURSOS DE SUA SANTIDADE E DE DOM GERALDO MAJELLA AGNELO, DURANTE A MISSA NA BASILICA DE SÃO PEDRO.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • IMPORTANCIA POLITICA E RELIGIOSA DO ENCONTRO DA PASTORAL PARLAMENTAR CATOLICA COM O PAPA JOÃO PAULO II, REALIZADO NO VATICANO, NOS DIAS 16 E 17 DE MAIO ULTIMO. REGISTRO DOS DISCURSOS DE SUA SANTIDADE E DE DOM GERALDO MAJELLA AGNELO, DURANTE A MISSA NA BASILICA DE SÃO PEDRO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/1998 - Página 9705
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA, PAPA, CONGRESSISTA, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPORTANCIA, TRABALHO, CIDADÃO, DIVULGAÇÃO, IDEOLOGIA, IGREJA CATOLICA, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, POLITICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, LUCAS MOREIRA, CARDEAL, DISCURSO, PAPA, AUTORIDADE RELIGIOSA.

           O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, relato aqui, como anteriormente se manifestou o nobre Senador Pedro Simon, a visita de uma comissão formada por parlamentares católicos e liderada pelo Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República, Sr. Marco Maciel, ao Vaticano, nos dias 16 e 17 de maio, onde foi recebida em audiência especial por Sua Santidade o Papa João Paulo II.

           A visita foi noticiada pelo L’Osservatore Romano, na edição de domingo, dia 17, com a transcrição de todo o discurso de boas-vindas de Sua Santidade, ao final do qual o Papa João Paulo II concedeu a todos a sua benção apostólica, extensiva também aos que colaboram com os parlamentares “na edificação de uma cultura da vida”.

           Esses parlamentares brasileiros - Senadores e Deputados - compõem a Pastoral Parlamentar Católica - da qual V. Exª também faz parte -, com o compromisso de defenderem, no Congresso Nacional, os princípios da ética cristã, os ditames morais católicos emanados da Cátedra de São Pedro, bem como seus dogmas de fé e preceitos religiosos, os quais se consolidam pelo trabalho do Clero em todo o mundo e dos leigos católicos que se dedicam a salvaguardar tais princípios, com vistas a alcançar o bem comum, a paz e a justiça entre os homens.

Ali, na Basílica de São Pedro, a Pastoral Parlamentar Católica assistiu à Santa Missa, quando foi também homenageada por Dom Geraldo Majella Agnelo, antigo arcebispo de Londrina e atualmente em atividade na Cúria Romana, que lembrou em seu discurso a responsabilidade de que é investido, todo leigo que professa a fé católica, de difundir até os confins da Terra a palavra de Cristo. Salientou que o próprio Concílio Ecumênico Vaticano II, realizado na década de 60, deixou registrado em seus documentos o reconhecimento da Igreja da importância do trabalho dos leigos junto às comunidades a que pertencem. O Concílio enfatiza a missão e o apostolado dos leigos, que são chamados de “arautos do Evangelho de Cristo e representantes da Igreja” nos muitos campos da vida do homem em sociedade. O Concílio disse textualmente:

A índole secular caracteriza especialmente os leigos. (...) É específico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no século, isto é, em todos e em cada um dos ofícios e trabalhos do mundo. (...) A eles, portanto, cabe de maneira especial iluminar e ordenar de tal modo todas as coisas temporais, às quais estão intimamente unidos, que elas continuamente se façam e cresçam, segundo Cristo, para louvor do Criador e Redentor”.

Por conseguinte, lembra a Igreja que “os católicos versados em política e devidamente firmes na fé e doutrina cristã não recusem cargos públicos se puderem, por uma digna administração, prover o bem comum e, ao mesmo tempo, abrir caminho para o Evangelho”.

Ainda em seu discurso, Dom Agnelo ressalta que a Igreja, por meio de pronunciamentos solenes, particularmente pelas encíclicas sociais, determina seu ponto de vista e seus ensinamentos sobre os princípios decorrentes da fé cristã e com ela coerentes, que devem nortear a atuação dos católicos em todos os âmbitos da vida em sociedade.

Disse ainda Dom Geraldo Majella Agnelo que a política autêntica é verdadeiro serviço ao bem comum de toda a população e que este compreende o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, às famílias e às associações alcançar mais plena e facilmente a perfeição.

O Correio Braziliense, Sr. Presidente, em sua edição do dia 20 de maio, publicou um longo e detalhado artigo do Cardeal Primaz do Brasil e Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Lucas Moreira Neves, sob o título de “Parlamentares no Vaticano”.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. Fazendo soar a campainha.) - Senador Jonas Pinheiro, peço desculpas a V. Exª por interrompê-lo.

Consulto o Plenário sobre a prorrogação da sessão por cinco minutos, para que o orador conclua a sua oração. (Pausa)

Está prorrogada a sessão por cinco minutos.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Concluirei dentro dos cinco minutos.

Dom Lucas estava em Roma, também recém-chegado, para tratar de assuntos do interesse da sua Arquidiocese de Salvador, da CNBB e de um assunto desvanecedor para nós, católicos brasileiros, que é a preparação para a abertura do processo de canonização de Irmã Dulce, de todos conhecida pelas suas obras de caridade, chamada de o “Anjo da Bahia”.

Nesse artigo, Dom Lucas Moreira Neves manifesta a sua convicção de que o encontro do Vice-Presidente da República e de legisladores brasileiros com o Papa João Paulo II “produzirá bons frutos no campo da ciência, arte e prática do bem comum, que se chama a política”. Transcreveu Sua Eminência em seu artigo diversos trechos do discurso de Sua Santidade por ocasião da audiência que nos concedeu, salientando, como era de se esperar, a obrigação que nos cabe como homens públicos cristãos de zelar pelos direitos da pessoa humana e pela superação dos problemas sociais que afligem nosso País.

Neste momento, desejo posicionar-me diante de meus ilustres Pares, consignando, neste pronunciamento que agora faço, a minha grande satisfação de haver participado dessa comitiva pastoral juntamente com o Vice-Presidente da República, Dr. Marco Maciel, e com Deputados Federais e Estaduais, e alguns Prefeitos, além dos Senadores Pedro Simon, José Alves e Esperidião Amin, muitos de nós acompanhados de familiares, numa comitiva que totalizou 125 participantes.

Sem dúvida, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, foi um importante encontro político e religioso esse com Sua Santidade, o Papa João Paulo II, pastor dos católicos e líder inconteste do mundo de hoje, e temos certeza de que contribuirá para que possamos, cada vez mais, orientar a nossa ação política pelos elevados princípios cristãos.

Sr. Presidente, para finalizar, peço que sejam transcritos nos Anais do Senado Federal, além do artigo publicado no Correio Braziliense, de autoria de Dom Lucas Moreira, o discurso de Sua Santidade o Papa João Paulo II, a homilia proferida pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo durante a missa na Basílica de São Pedro e o pronunciamento do Vice-Presidente da República durante a audiência com Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/1998 - Página 9705