Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA PELO FALECIMENTO, ONTEM, NA CIDADE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO, DO JORNALISTA MOREIRA SERRA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA PELO FALECIMENTO, ONTEM, NA CIDADE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO, DO JORNALISTA MOREIRA SERRA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/1998 - Página 10156
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MOREIRA SERRA, JORNALISTA, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, faleceu em São Luís, ontem, o jornalista Moreira Serra, um combatente homem de imprensa, conhecido em todo o Estado do Maranhão pelos seus artigos e por suas apresentações em programas de rádio e de televisão.

O meu Estado, Sr. Presidente, tem sido um celeiro de brilhantes jornalistas e, entre eles, pontificou Moreira Serra. De invulgar inteligência e excepcional talento, ele marcou uma época pela sua corajosa atuação nos meios de comunicação, jamais se deixando vencer ou intimidar na defesa das causas que julgava justas e defendia com ardor incontido.

Eu próprio, em algumas oportunidades, tive contra mim as invectivas de Moreira Serra. Contudo, jamais deixei de tê-lo como um amigo fraternal. No diálogo, ele era sensível aos argumentos que superassem os seus, e não tinha a menor hesitação em alterar sua orientação crítica se chegasse à conclusão de que seriam equivocadas suas premissas.

Moreira Serra, como professor de jornalismo, educou mais de uma geração de jovens na arte de fazer e interpretar notícias. Foi, sem dúvida, um dos luminares da imprensa maranhense, deixando seguidores dos seus ensinamentos.

Lamento profundamente o desaparecimento de Moreira Serra e levo aos seus familiares e amigos as minhas sentidas condolências.

E requeiro à Mesa o registro de um voto de pesar pelo falecimento de tão eminente jornalista maranhense, transmitindo aos seus familiares as condolências do Senado.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/1998 - Página 10156