Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, ONTEM, DA REUNIÃO FINAL DA COMISSÃO DE JULGAMENTO DO PREMIO CRUZ E SOUSA, COM APRESENTAÇÃO DO RELATORIO DEFINITIVO DAS MONOGRAFIAS QUE CONCORRERAM AO PREMIO, DESTINADO A HOMENAGEAR OS 100 ANOS DE FALECIMENTO DO POETA. (COMO LIDER)

Autor
Abdias Nascimento (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RJ)
Nome completo: Abdias do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • REALIZAÇÃO, ONTEM, DA REUNIÃO FINAL DA COMISSÃO DE JULGAMENTO DO PREMIO CRUZ E SOUSA, COM APRESENTAÇÃO DO RELATORIO DEFINITIVO DAS MONOGRAFIAS QUE CONCORRERAM AO PREMIO, DESTINADO A HOMENAGEAR OS 100 ANOS DE FALECIMENTO DO POETA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/1998 - Página 10517
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REALIZAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO, JULGAMENTO, PREMIO LITERARIO, HOMENAGEM, CRUZ E SOUSA, POETA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. ABDIAS NASCIMENTO (Bloco/PDT-RJ. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso.) -Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é meu propósito, ao assumir hoje esta tribuna, informar a Presidência desta Casa e meus Colegas Senadores que se realizou ontem a reunião final da Comissão de Julgamento do Prêmio Cruz e Sousa, da qual tive a honra de participar ao lado do Senador Esperidião Amin, do Deputado Paulo Gouvêa, do Poeta Gerardo Mello Mourão e do Professor Iaponan Soares. Dos 65 trabalhos apresentados - número considerado excelente em função do pouco tempo de que dispunham os candidatos -, oito haviam sido eliminados de imediato, em razão de haverem seus autores infringido o regulamento em seus Artigos 7º (que estabelece o caráter individual de cada obra), 9º (referente à necessidade de identificação do pseudônimo) e 10 (relativo à data-limite de entrega dos trabalhos).

As 57 monografias restantes foram então distribuídas, por decisão da Comissão, a dois relatores: o Poeta Gerardo Mello Mourão, responsável por examinar 38 trabalhos na categoria geral, e o Professor Iaponan Soares, que ficou com os 19 da categoria estudante. Ambos apresentaram ontem seus relatórios, unanimemente aprovados pela comissão, disso resultando a escolha dos vencedores. Assim, na categoria estudante, ficou em primeiro lugar a monografia intitulada “Cruz e Sousa - Sol Negro”, da autoria de Carlos Alberto Shimoti Martins. Jairo Santos Amparo, com “Cruz e Sousa, Biografia”, foi autor do único trabalho a merecer menção honrosa nessa categoria.

Luís Cláudio Ribeiro de Pinho, autor de “Cruz e Sousa: Simbolismo como Transculturalismo”, foi o primeiro colocado na categoria geral. Menções honrosas foram atribuídas a Eneddy Till, Magali dos Santos Moura, Mário Guidarini e Carlos Henrique Almeida. Segundo o regulamento do concurso, os primeiros colocados receberão R$10 mil cada um e terão seus trabalhos publicados, ao lado daqueles que obtiveram menção honrosa, às expensas do Senado. A cerimônia de premiação deverá ter lugar em agosto próximo, em data a ser definida.

Para finalizar, gostaria de registrar a bela peça literária que é o relatório apresentado pelo inspirado poeta Gerardo Mello Mourão, ela própria um pequeno e iluminado ensaio sobre a vida e a obra de Cruz e Sousa, cuja leitura, tenho certeza, contribuirá para enriquecer o conhecimento de todos os brasileiros dotados de sensibilidade e amor à arte. Peço, por isso, que ela seja transcrita na íntegra nas páginas dos Anais desta Casa.

Sr. Presidente, era esta a comunicação que desejava fazer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/1998 - Página 10517