Discurso no Senado Federal

DESTAQUE PARA A EFICIENCIA DO HOSPITAL SARA KUBITSCHEK, DE BRASILIA, SOB DIREÇÃO DO DOUTOR ALOYSIO CAMPOS DA PAZ, QUE E REFERENCIA NACIONAL NA AREA ORTOPEDICA. APOIO A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DESSA INSTITUIÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL, PARA ATENDER AO MERCOSUL.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • DESTAQUE PARA A EFICIENCIA DO HOSPITAL SARA KUBITSCHEK, DE BRASILIA, SOB DIREÇÃO DO DOUTOR ALOYSIO CAMPOS DA PAZ, QUE E REFERENCIA NACIONAL NA AREA ORTOPEDICA. APOIO A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DESSA INSTITUIÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL, PARA ATENDER AO MERCOSUL.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/1998 - Página 10559
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, EFICIENCIA, HOSPITAL, DISTRITO FEDERAL (DF), DIREÇÃO, ALOYSIO CAMPOS DA PAZ, MEDICO.
  • APOIO, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), OBJETIVO, ATENDIMENTO, ASSISTENCIA MEDICO-HOSPITALAR, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. PEDRO SIMON (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, todos sabemos das extraordinárias realizações de médicos do Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, sob a presidência desse extraordinário Dr. Aloysio Campos da Paz. Quando votamos aqui a fundação especial, tive oportunidade de conhecê-lo. Fiquei impressionado com a sua competência e capacidade administrativa.

Penso que esse hospital merece admiração, porque serve como referência para hospitais em nosso País e no mundo.

Na Bahia, terra de V. Exª, Sr. Presidente, foi inaugurado um hospital idêntico ao Sarah Kubitschek de Brasília. Está prevista a construção de várias outras instituições como essa em outros locais, como por exemplo no Estado do Ceará.

Entreguei ao Presidente daquela instituição, Dr. Aloysio Campos da Paz, um longo requerimento, em que exponho as razões da construção de uma unidade dessas no Rio Grande do Sul, levando em consideração principalmente a integração daquele Estado ao Mercosul. Naquela ocasião, conversei longamente com S. Sª. Enviei uma cópia da solicitação ao Dr. Aloysio Campos da Paz, ao Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, Secretário Executivo do Conselho de Administração da Associação das Pioneiras Sociais, ao Governador do meu Estado, Antônio Britto, ao Presidente da República, ao Ministro da Saúde, ao Dr. Antonio Carlos Peixoto de Magalhães, ao Dr. Luiz Eduardo Maron de Magalhães, ao ex-Ministro Jarbas Passarinho, ao ex-Presidente José Sarney, a José de Arimathéa Gomes Cunha; a Octávio Pereira da Costa; a José Aparecido; a Eduardo Kertesz; a Rita Camata, membros do Conselho de Administração da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor.

Falei a V. Exª, Presidente Antonio Carlos Magalhães, da importância que teria uma instituição como essa lá no Rio Grande do Sul. Não é fácil a construção de um hospital como esse, eu sei. Observando, no Sarah Kubitschek, o tratamento dado aos deficientes, a diferença de tratamento dispensado aos doentes deste hospital e aos doentes de hospitais não especializados, o avanço da tecnologia no campo da recuperação física, que coloca o Brasil dentre países do Primeiro Mundo, ficamos admirados com a garra, com a dedicação, com a seriedade, com a organização e com o espírito de equipe desta instituição.

É admirável também a capacidade de levar adiante um empreendimento como este. O normal seria ficar apenas com o Sarah de Brasília, que merece nota dez. Mas foi construído outro hospital em Salvador, que também merece nota dez. E estão levando essa organização para outros lugares. Eu defendo a construção de um outro hospital como o Sarah em Porto Alegre. Infelizmente, o número de deficientes físicos no Brasil é qualquer coisa de trágico.

O atendimento a nossos irmãos portadores de deficiências decorrentes de cruéis acidentes de trânsito e de trabalho, que poderiam ser evitados, faz com que a organização presidida pelo Dr. Aloysio Campos da Paz mereça o nosso respeito e o nosso carinho.

Dr. Aloysio informou-nos que recebeu a documentação e a encaminhou ao Conselho da Administração, por intermédio do Ministro Luciano Brandão. Espera-se uma resposta dentro das possibilidades daquele hospital.

Sr. Presidente, é muito importante para a Região Sul e para o Mercosul contar com uma unidade do Sarah Kubitschek.

De qualquer maneira, seja qual for o resultado, fico muito feliz de vir a à tribuna prestar homenagem a esse extraordinário médico, a sua competente equipe e aos membros desse Conselho, todos voluntários, que se dedicam a essa causa. Segundo pesquisas, os dois dramas maiores da sociedade brasileira são o desemprego e a assistência à saúde. Diante desse quadro, o Sarah Kubitschek e o Dr. Campos da Paz são uma baliza, são um exemplo que devemos admirar e copiar sempre que possível.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/1998 - Página 10559