Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO SENADOR COUTINHO JORGE EM SEU PRONUNCIAMENTO DE REASSUNÇÃO DO MANDATO DE SENADOR. CONFIANÇA NOS RUMOS DO PMDB SOB A LIDERANÇA DO SENADOR JADER BARBALHO.

Autor
Juvêncio Dias (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Juvêncio Antônio Vergolino Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA.:
  • HOMENAGEM AO SENADOR COUTINHO JORGE EM SEU PRONUNCIAMENTO DE REASSUNÇÃO DO MANDATO DE SENADOR. CONFIANÇA NOS RUMOS DO PMDB SOB A LIDERANÇA DO SENADOR JADER BARBALHO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/1998 - Página 11063
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, COUTINHO JORGE, SENADOR, POSSE, CARGO PUBLICO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS, ESTADO DO PARA (PA).
  • APREENSÃO, CRISE, ECONOMIA, ESTADO DO PARA (PA).
  • APOIO, JADER BARBALHO, SENADOR, LIDER, RECUPERAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DISPUTA, ELEIÇÕES.

O SR. JUVÊNCIO DIAS (PMDB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho a esta Casa para substituir o nobre Senador Coutinho Jorge, recém-nomeado Ministro do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Tenho certeza de que o Senador Coutinho Jorge, dono de um maravilhoso currículo de serviços prestados não só ao meu Estado, mas à Nação brasileira, desenvolverá, a exemplo do que fez nesta Casa, um trabalho profícuo, honesto, digno; dará dimensão justa, correta, moderna ao nosso Tribunal de Contas.

Fico penalizado ao ver que o Senador Coutinho Jorge deixa esta Casa, mas reconfortado ao saber que S. Exª vai desempenhar funções tão grandes e importantes no meu Estado, como aqui o fez com muita dignidade. Volto a esta Casa preocupado com a grave crise que enfrenta o setor produtivo da minha terra, crise decorrente da falta de condições de nos adaptarmos a uma inexorável economia globalizante. Essa crise não assola só o meu Estado. Os jornais, as revistas informam que a crise é nacional, atinge todo o País. Constato ainda que essa dificuldade não ocorre apenas no setor da economia. Há problemas paralelos que são causa ou efeito da crise na economia, por exemplo, o conflito na política, no qual estão engolfados todos os partidos.

Chego aqui como representante do PMDB e preocupo-me com o meu Partido, que tem uma trajetória fantástica na história recente do Brasil: a democratização. Além disso, o PMDB levou esperança para centenas de milhares de pessoas que, até então, estavam marginalizadas de todo processo político desta Nação.

Tenho certeza de que o bom senso prevalecerá dentro do meu Partido. Tenho confiança nos nossos Líderes, que saberão levar essa agremiação poderosa às eleições e sair dela vitoriosa, como um partido sólido, como o partido do próximo milênio.

Confio no talento das Lideranças do meu Partido. Confio no talento indiscutível do Senador Jader Barbalho. S. Exª saberá o caminho, apontando a verdadeira estrada para o reencontro do PMDB. Senador Jader Barbalho, conte comigo nessa guerra, nessa cruzada, que marcará, mais uma vez, o compromisso histórico do PMDB com esta Nação!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/1998 - Página 11063