Discurso no Senado Federal

COMENTARIOS AO RELATORIO DE ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA - UNIR. CUMPRIMENTOS AO MAGNIFICO REITOR OSMAR SIENA E A TODOS OS DOCENTES.

Autor
Odacir Soares (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • COMENTARIOS AO RELATORIO DE ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA - UNIR. CUMPRIMENTOS AO MAGNIFICO REITOR OSMAR SIENA E A TODOS OS DOCENTES.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/1998 - Página 12930
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA (UNIR), ATUAÇÃO, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, AMBITO, ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

O SR. ODACIR SOARES (PTB-RO. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no início do mês de julho, tive a oportunidade de receber o Relatório de Atividades da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, relativo ao ano de 1997. Foi-me gentilmente encaminhado pelo Magnífico Senhor Reitor Osmar Siena. Analisei o relatório com o carinho que a instituição merece, no horizonte que essa Universidade está vocacionada a alcançar no Estado de Rondônia e na região amazônica como um todo.

A Universidade Federal de Rondônia é uma universidade jovem, como jovem também é o Estado em que se localiza e atua.

Além disso, situa-se em uma região, a Amazônia, que constitui fronteira nova em termos de processo de desenvolvimento e, no campo do desenvolvimento, materializa um desafio estimulante em face de suas características específicas.

Pelas florestas que possui, pelos rios que cortam seu território, pelo seu ecossistema único e peculiar em termos de riqueza e de variedade de espécies animais e vegetais, a Amazônia é desafio que requer do Brasil uma gama variada de compromissos.

São compromissos que exigem atenção, cuidados e estudos profundos para que o desenvolvimento não a descaracteriza simplesmente, mas a encaminhem para solução auto-sustentada do seu crescimento, em benefício de sua gente e do Brasil. São compromissos que exigem empenho inclusive porque o mundo desenvolvido olha para a Amazônia com interesses múltiplos e com desconfiança em relação à capacidade de o Brasil adeguadamente encaminhar o progresso dessa região.

Nesse contexto, insere-se a Universidade Federal de Rondônia, juntamente com as Universidades e instituições de ensino superior dos Estados amazônicos. Cabe a essas instituições um papel de capital importância, pois é no seu âmbito, por meio do estudo, da discussão, da análise e da pesquisa, que são gestadas soluções e encaminhamentos visando ao futuro.

O Relatório da Fundação Universidade Federal de Rondônia demonstra essa preocupação, traduzida no esforço feito e que faz para propiciar respostas às necessidades locais, especialmente por meio da qualificação dos recursos humanos jovens, a força motriz de hoje e de amanhã do Estado e da Amazônia. Razão tem, portanto, o Senhor Reitor quando afirma ser a Universidade “Depositária da esperança de milhares de estudantes e de pesquisadores, e fiel ao seu compromisso com a ciência e com o processo de Desenvolvimento Regional, do qual é partícipe importante, a UNIR procurou no ano de 1997, manter e ampliar as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços”.

Entre as atividades do ano, merece destaque a implantação dos cursos de pós-graduação em nível de mestrado em psicologia escolar e desenvolvimento humano, bem como em engenharia de produção. Esses cursos foram “idealizados em convênio com a Universidade de São Paulo - USP e a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, respectivamente”. Foi implantado também o curso de informática, em nível de graduação.

No período em apreço, a Universidade atendeu a aproximadamente 2.350 estudantes, matriculados nas vários ramos da atividade humana e das ciências. Ensinou educação, ministrou a ciência da preservação e da cura da saúde, preparou para bem tratar e considerar a ecologia, encaminhou para a utilização da informática. Nos cursos de pós-graduação, atendeu a 251 alunos, descortinando-lhes o campo da pesquisa e do aprofundamento nas diversas áreas das ciências humanas.

Também digno de encômio o esforço que a Universidade vem dedicando à capacitação dos trabalhadores em educação e saúde que trabalham especialmente no interior do Estado. Todos sabemos que esses trabalhadores em exercício no interior, desprovidos de possibilidades e de estruturas para aperfeiçoamento, são os mais carentes em matéria de oportunidades e de meios para o melhoramento de sua qualificação. A universidade, assim, cumpre um papel de relevante importância para a população. De outra forma, esses cidadãos ficariam impossibilitados de progredir no conhecimento, a população a que servem privada de ensinamentos atualizados e o Estado fadado a arrastar-se no caminho do desenvolvimento, porque sem educação e sem saúde bem cuidada não há progresso que aconteça e se sustente.

Todo esse esforço, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Universidade Federal de Rondônia o fez e o vem fazendo apesar das enormes dificuldades com que luta, dificuldades que vão desde a insuficiência de recursos humanos até à falta sistemática de meios financeiros para encetar e conduzir a termo numerosas outras ações detectadas como necessárias para a região.

Apresento, portanto, meus cumprimentos à Universidade Federal de Rondônia, na pessoa do seu Magnífico Reitor, Osmar Siena, aos seus docentes tanto os da capital quanto os que lecionam no Campus de Cacoal, de Ji-Paraná, de Rolim de Moura, de Vilhena e de Guajará-Mirim, bem como a todos os acadêmicos que freqüentam as salas de aula dessa benemérita instituição federal em Rondônia..

Era o que tinha a dizer!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/1998 - Página 12930