Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR VILSON KLEINUBING.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR VILSON KLEINUBING.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/1998 - Página 14588
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VILSON KLEINUBING, SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, há quatro anos tenho um convívio muito alegre e salutar com todos os Senadores desta Casa.

O Senado é uma Casa de amigos que têm idéias e pensamentos divergentes, que pugnam pelos interesses dos seus Estados, mas que convivem num ambiente de intensa fraternidade. Nesse ambiente, conheci Vilson Kleinübing e com ele convivi, um dos raros Senadores que caracterizaram a sua atuação parlamentar empunhando uma bandeira.

Vilson Kleinübing entendeu, com toda certeza, que o melhor trabalho que poderia realizar em prol do seu Estado, Santa Catarina, e do Brasil seria o de combater o déficit público e defender os princípios do municipalismo, desejando que cada Município e Estado andasse com suas próprias pernas. Defendeu, enfim, a moralidade pública e administrativa. Esta foi a sua marca maior e nisto Vilson Kleinübing foi um Senador e um homem intransigente.

Recordo-me de uma ocasião em que lhe fazia um apelo em favor de uma Unidade da Federação, que solicitava empréstimo. S. Exª entendia que ele não poderia ser concedido, eu lhe dizia que colocasse os princípios de justiça e a realidade acima do texto frio da lei. Ele dizia-me que o seu coração lhe ditava, realmente, aquilo, mas também entendia que deveria ser inflexível, que não poderíamos abrir exceção, pois ao Senado da República cabia a grande e grave responsabilidade de ser o controlador da Federação brasileira.

Após ressaltar as qualidades de Vilson Kleinübing como homem público-exemplo, gostaria de dizer que não o conheci como Prefeito ou Governador do Estado de Santa Catarina, mas o conheci muito bem como Senador, e queria distinguir uma outra qualidade sua, que era a de amigo. Ele era, sobretudo, um amigo de cada um dos Senadores e meu, particularmente, pois tivemos uma convivência marcada por aquele sentimento que é um dos mais nobres que saltam do coração de um ser humano, o da amizade.

Portanto, deixo nos Anais desta Casa a minha homenagem a Vilson Kleinübing, o grande Senador, o bom amigo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/1998 - Página 14588