Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR VILSON KLEINUBING.

Autor
Odacir Soares (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RO)
Nome completo: Odacir Soares Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR VILSON KLEINUBING.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/1998 - Página 14597
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VILSON KLEINUBING, SENADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. ODACIR SOARES (PTB-RO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero trazer, em meu nome pessoal e em nome do meu Partido, o Partido Trabalhista Brasileiro, solidariedade às homenagens aqui prestadas ao saudoso Senador Vilson Kleinübing, na oportunidade em que encaminho favoravelmente ao requerimento apresentado.

Muito já foi dito, nesta Casa, acerca da trajetória política e do caráter do homem público Vilson Kleinübing. Eu diria que ele aliava as qualidades de excelente administrador às de excelente parlamentar, tanto no exercício de funções no Poder Executivo, quanto no desempenho como Deputado Federal e Senador, sempre com a mesma bravura, o mesmo discernimento, com a mesma competência, com a mesma austeridade e com a mesma honestidade. Diria

Eu diria mais, e esse fato acaba de ser ressaltado pelo Senador José Agripino: ele, de certa maneira, se identificava com o parlamento moderno, com o político moderno, com o Brasil que caminha na direção de construir, mais cedo ou mais tarde - espero que o mais cedo possível - um País moderno. O Senador Vilson Kleinübing lutava pela redução do endividamento público e, portanto, pela modernização da máquina estatal, que hoje está vivendo uma das suas piores crises.

Como eu disse, muito já foi dito, e tenho a absoluta certeza de que não vamos exaurir a identificação das qualidades do Senador Vilson Kleinübing, qualidades pessoais, morais e de homem público.

Eu o conheci Deputado Federal - eu já era Senador -, como um dos políticos emergentes do Estado de Santa Catarina, um dos políticos mais promissores daquele Estado. A partir daí, convivi com ele no PFL e, depois, esse convívio foi estreitado aqui, no Senado Federal. Sua atuação nesta Casa foi destacada exatamente pela maneira com que se comportou diante da discussão dos grandes problemas brasileiros, do maior problema nacional, que é o endividamento público.

Por isso, nesta tarde, trago a minha palavra de solidariedade à família, à sua esposa, aos seus filhos, porque tenho absoluta certeza de que o nosso País muito perdeu com o desaparecimento do Senador Vilson Kleinübing.

Espero que alguém nesta Casa possa substituí-lo nessa luta de contenção dos gastos, de fiscalização dos gastos públicos, de fiscalização do endividamento público, principalmente nesse momento em que o mundo todo está em crise e que o nosso País, sem fugir à regra, encontra-se em uma de suas piores crises.

Por isso, repito, deixo registrada a minha solidariedade à família, aos amigos, aos companheiros e, principalmente, ao povo de Santa Catarina, nesse momento de perda da grande figura pública que foi o Senador Vilson Kleinübing.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/1998 - Página 14597