Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE PEDRO COMETTI, EM MATO GROSSO.

Autor
Júlio Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Júlio José de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE PEDRO COMETTI, EM MATO GROSSO.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/1998 - Página 14794
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PEDRO COMETTI, SACERDOTE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. JÚLIO CAMPOS (PFL-MT. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu ontem em Cuiabá o Padre Pedro Cometti, uma das grandes personalidades do mundo religioso, católico do Estado de Mato Grosso. Milhares de fiéis acompanharam seu sepultamento realizado na capital mato-grossense.  

Diz a notícia de hoje do Jornal Diário de Cuiabá : "Uma multidão de fiéis assistiu à missa de corpo presente e acompanhou as homenagens e o enterro do padre Pedro Cometti. O corpo foi velado na Catedral Metropolitana de Cuiabá por religiosos e por um grande número de fiéis".  

Ele foi vigário geral da arquidiocese de Cuiabá desde 1973 e se notabilizou pelo trabalho desenvolvido junto às famílias cuiabanas. Desde 1964, quando o Padre Cometti chegou a Mato Grosso, dedicava-se ao aconselhamento de casais e jovens, alertando-os principalmente para a importância do diálogo, do respeito mútuo, da união e do combate às drogas.  

Autor de mais de 10 livros, Padre Pedro Cometti deixou muitas mensagens aos pais, mães e jovens. Num deles, intitulado Juventude, Problema e Solução , sugere aos jovens caminhos que poderiam mantê-los afastados das drogas, apontando os riscos e os danos da dependência química.  

As obras literárias do Padre Cometti renderam-lhe o convite para integrar a Academia Mato-Grossense de Letras. Desde 1987, ele ocupava a cadeira nº 17 daquele sodalício. Filósofo e pedagogo, padre Cometti mostrou força e solidariedade durante a enchente de 1974, quando o rio Cuiabá transbordou, desabrigando milhares de famílias.  

Amigo pessoal do então Governador do Estado José Fragelli, que foi Senador e Presidente desta Casa, Padre Cometti recebeu a incumbência de atender os flagelados. De acordo com o Arcebispo de Cuiabá, Dom Bonifácio Picinini, Padre Cometti tinha "carta branca" do Governador José Fragelli para comprar no comércio e atender as famílias dos flagelados. Ele foi idealizador do bairro Novo Terceiro, onde foram assentadas inúmeras famílias desabrigadas.  

Padre Pedro sofria de hepatite, e, nos últimos meses, a doença agravou-se com cirrose, acarretando sua morte. Na segunda-feira, dia 26, ele entrou em estado de coma e, ontem, terça-feira, dia 27, faleceu, sendo sepultado no dia de ontem. No bairro Grande Terceiro, havia um grande número de autoridades e fiéis que compareceram ao seu velório. Ele tinha 80 anos de idade e era uma das maiores personalidades da Igreja Católica de Cuiabá.  

Nesse instante, em meu nome, em nome da Liderança do PFL e também dos meus Colegas de Bancada, Senadores Jonas Pinheiro e Sérgio Bezerra, transmito ao mundo católico mato-grossense a nossa solidariedade e o nosso profundo sentimento pela perda desse grande homem e religioso.  

 

ÿ


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/1998 - Página 14794