Discurso no Senado Federal

ANUNCIO DA IMINENTE CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO DESTINADA A INVESTIGAR A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA NO RECENTE PLEITO ELEITORAL.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ELEIÇÕES.:
  • ANUNCIO DA IMINENTE CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO DESTINADA A INVESTIGAR A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA NO RECENTE PLEITO ELEITORAL.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/1998 - Página 14849
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ELEIÇÕES.
Indexação
  • ANUNCIO, CRIAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, PERIODO, CAMPANHA ELEITORAL, ELEIÇÕES, BRASIL.

O SR. ADEMIR ANDRADE (Bloco/PSB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Carlos Patrocínio, Senador Antonio Carlos Valadares, quero apenas registrar que já conseguimos as assinaturas necessárias, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados, para instalarmos a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a ação dos institutos de pesquisas que atuaram em todo o País no primeiro turno das eleições para Presidente da República, para os Governos dos Estados, para Deputados, Senadores e assim por diante.  

É notório o fato de que os institutos de pesquisas manipularam resultados, prejudicaram candidatos, e a ação dos proprietários desses institutos não pode ficar impune. Por isso, vários Parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados decidiram requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, e estaremos aqui na próxima terça-feira, no primeiro horário, às 14h30min, apresentando oficialmente este requerimento ao Presidente do Senado, Senador Antonio Carlos Magalhães, bem como entregando toda a documentação que demonstra a necessidade da instalação dessa CPI. Já adianto a importância da indicação, por parte dos Líderes, dos nomes dos Senadores e Deputados, uma vez que a comissão terá pouco tempo para trabalhar, tendo que encerrar-se com a presente legislatura, no dia 31 de janeiro de 1999. Naturalmente haverá convocação extraordinária e a CPI poderá trabalhar durante o período. Precisamos dar um basta a essa ação que tem sido desenvolvida pelos institutos de pesquisa no nosso País.  

Sr. Presidente, estou apenas anunciando que já temos as assinaturas necessárias para instalar a CPI e na próxima terça-feira, na abertura da sessão ordinária, virei a esta tribuna a fim de ler as razões deste requerimento e a importância da instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/1998 - Página 14849