Discurso no Senado Federal

REGISTRO DE OFICIO DO BLOCO PARLAMENTAR DE OPOSIÇÃO AO SR. MINISTRO PEDRO MALAN, SOLICITANDO A REMESSA AO SENADO DE COPIA DA CARTA DE INTENÇÕES, QUE O BRASIL ENVIARA AO FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL. MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • REGISTRO DE OFICIO DO BLOCO PARLAMENTAR DE OPOSIÇÃO AO SR. MINISTRO PEDRO MALAN, SOLICITANDO A REMESSA AO SENADO DE COPIA DA CARTA DE INTENÇÕES, QUE O BRASIL ENVIARA AO FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/1998 - Página 15107
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL. MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • LEITURA, OFICIO, ASSINATURA, EDUARDO SUPLICY, JOSE EDUARDO DUTRA, MARINA SILVA, LAURO CAMPOS, ANTONIO CARLOS VALADARES, SEBASTIÃO ROCHA, ADEMIR ANDRADE, EMILIA FERNANDES, BENEDITA DA SILVA, ROBERTO REQUIÃO, SENADOR, ENCAMINHAMENTO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SOLICITAÇÃO, CARTA, REFERENCIA, NEGOCIAÇÃO, EMPRESTIMO, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI).
  • LEITURA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, ENCAMINHAMENTO, ISRAEL VARGAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), JOSE GALIZIA TUNTISI, PRESIDENTE, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ), ESCLARECIMENTOS, SUSPENSÃO PROVISORIA, APOIO, CONCESSÃO, AUXILIO FINANCEIRO, FINANCIAMENTO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, os Senadores do Bloco de Oposição aqui presentes, Eduardo Matarazzo Suplicy, José Eduardo Dutra, Marina Silva, Lauro Campos, Antonio Carlos Valadares, Sebastião Rocha, Ademir Andrade, Emilia Fernandes, Benedita da Silva e Roberto Requião, estamos enviando o seguinte ofício ao Sr. Ministro da Fazenda Pedro Malan:  

"Sr. Ministro,  

O Governo apresentou ao Congresso Nacional, nesta última semana, um conjunto de medidas que considera de fundamental importância para resolver os graves problemas de desequilíbrio interno e externo por que passa o País. A sociedade brasileira está sendo chamada a arcar com pesados ônus, recaindo sobre os servidores públicos, os trabalhadores, que estão sendo desempregados, e os mais pobres a parte mais amarga. A equipe econômica está negociando com o Fundo Monetário Internacional - FMI - e instituições afins uma ajuda de alguns bilhões de dólares.  

É fato que qualquer ajuda do FMI implica a negociação de condicionalidades, configuradas numa Carta de Intenções. Considerando que estas condicionalidades têm estreita relação com a proposta de ajuste que o Congresso está discutindo, é de fundamental importância tomarmos conhecimento de seus termos antes de seu encaminhamento ao Gerente-Geral do Fundo, Michel Camdessus. Sendo assim, solicitamos seja enviada ao Senado Federal a cópia desta Carta.  

Certos de sua atenção, aproveitamos para renovar protestos de estima e consideração."  

Sr. Presidente, quero também ler o requerimento de informações que encaminhei ao Ministro de Ciência e Tecnologia:  

"1) Tendo em vista a publicação da Portaria 328/98, quais foram os critérios, levando-se em conta a relação custo/benefício social, que levaram o Ministério de Ciência e Tecnologia a cortar as despesas realizadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa? Como se comparam as relações de custo/benefício social de gastos com o financiamento de estudos nas áreas de ciência e tecnologia com as de gastos que não estão sendo objeto de cortes?  

2) O Presidente do CNPq, diante destes cortes, apresentou ao MCT um estudo aprofundado sobre as conseqüências dos mesmos para o desenvolvimento a longo prazo da ciência e da tecnologia em nosso País? Em caso afirmativo, qual o teor deste estudo?  

3) Uma vez que as suspensões referidas na Portaria nº328/98 aparecem como temporárias, quais as medidas necessárias para que os financiamentos de apoios e concessões, individuais e institucionais, e de bolsas de formação e de pesquisa, entre outros, voltem à normalidade?  

Sr. Presidente, a importância deste requerimento baseia-se nos protestos de toda a comunidade científica e de produção tecnológica que estão tendo os seus financiamentos cortados; daí por que consideramos extremamente importante que possa o Ministro da Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, inclusive o Presidente do CNPq, Sr. José Galizia Tuntisi, explicar a suspensão temporária desses apoios e concessões de auxílios individuais e institucionais, implementados ou não, no sistema gerencial de fomento do CNPq.  

Muito obrigado.  

 

asQ


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/1998 - Página 15107