Discurso no Senado Federal

NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO QUE PRESERVE A LINGUA NACIONAL DO AVANÇO DOS ESTRANGEIRISMOS, PRINCIPALMENTE DOS ANGLICISMOS, REGISTRADOS EM GRANDE NUMERO NA ULTIMA EDIÇÃO DO VOCABULARIO ORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUESA, EDITADO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Autor
Ronaldo Cunha Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ronaldo José da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO QUE PRESERVE A LINGUA NACIONAL DO AVANÇO DOS ESTRANGEIRISMOS, PRINCIPALMENTE DOS ANGLICISMOS, REGISTRADOS EM GRANDE NUMERO NA ULTIMA EDIÇÃO DO VOCABULARIO ORTOGRAFICO DA LINGUA PORTUGUESA, EDITADO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
Aparteantes
Artur da Tavola, Bernardo Cabral, Eduardo Suplicy, Jefferson Peres, Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/1998 - Página 15581
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • DEFESA, REGULAMENTAÇÃO, PRESERVAÇÃO, LINGUA PORTUGUESA, INFLUENCIA, LINGUA INGLESA.
  • ANALISE, CRITICA, EXCESSO, UTILIZAÇÃO, PALAVRA, LINGUA INGLESA, LINGUA ESTRANGEIRA, LINGUA PORTUGUESA, AREA, CONHECIMENTO, DIREITO, MUSICA, ECONOMIA, ESPORTE.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, ARNALDO NISKIER, PROFESSOR, PRESIDENTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), ADVERTENCIA, RISCOS, INFLUENCIA, LINGUA ESTRANGEIRA, LINGUA PORTUGUESA.

O SR. RONALDO CUNHA LIMA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a língua portuguesa, como forma oficial de expressão, constitui patrimônio cultural brasileiro e, por isso, incumbe ao Poder Público e à comunidade o dever de promovê-la e protegê-la, em especial neste momento em que ela vem sofrendo constante e preocupante invasão de palavras e expressões estrangeiras. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, em sua edição mais recente, acresceu nada mais, nada menos que seis mil novas palavras, em sua maioria de origem inglesa.  

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Professor Arnaldo Niskier, em artigo publicado no jornal A Folha de S.Paulo, edição de 15 de janeiro do corrente ano, sob o título "Na ponta da língua inculta e bela", cuja transcrição nos Anais da Casa desde já requeiro, produziu excelente e oportuna defesa da língua Pátria, advertindo-nos do risco da invasão estrangeira e da falta de cuidados que quase todos temos ao falar e escrever a nossa língua.  

Rachel de Queiroz, em artigo publicado no jornal Correio Braziliense, de maio último, já advertia para o bilingüismo emergente. É tempo de o Brasil cuidar melhor da língua pátria. Nem socializar os solecismos, nem elitizar os anglicismos. Nem a falsa cultura dos termos importados, nem a linguagem incorreta de erros primários. Este discurso tem o sentido de advertÂû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/1998 - Página 15581