Discurso no Senado Federal

COMENTARIO SOBRE O XIV SEMINARIO ROMA-BRASILIA, PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, REALIZADO HA CERCA DE UM ANO, EM QUE O PROFESSOR ALBERTO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA PRONUNCIOU-SE SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A OBRA LITERARIA DO PADRE ANTONIO VIEIRA E O DIREITO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • COMENTARIO SOBRE O XIV SEMINARIO ROMA-BRASILIA, PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, REALIZADO HA CERCA DE UM ANO, EM QUE O PROFESSOR ALBERTO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA PRONUNCIOU-SE SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE A OBRA LITERARIA DO PADRE ANTONIO VIEIRA E O DIREITO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/1998 - Página 15629
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ANEXAÇÃO, DISCURSO, ORADOR, CONFERENCIA, AUTORIA, ALBERTO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA, PROFESSOR, OPORTUNIDADE, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), INICIATIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), CORRELAÇÃO, OBRA LITERARIA, ANTONIO VIEIRA, SACERDOTE, DIREITO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, realizou-se em Brasília, há cerca de um ano, o XIV Seminário Roma Brasília, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, que alcançou grande repercussão em âmbito nacional.  

Nada obstante o tempo passado, nunca será tarde para lembrar tão importante evento, o que agora faço pela oportunidade que se me ofereceu de ter em mãos a palestra do Professor Alberto José Tavares Vieira da Silva, que, com muito brilhantismo, chegou a presidir o Tribunal Regional Federal da 1 a Região.  

Evocar-se a figura do Padre Antonio Vieira é sempre de grande oportunidade e atualidade, pois se está invocando a figura de um gênio do púlpito, cujos sermões até hoje sensibilizam o mundo ocidental.  

Deu-se ao eminente Professor e Magistrado a incumbência, só possível a um espírito de aprofundada cultura, de apontar correlações entre a obra literária do Padre Antonio Vieira Ravasco e o Direito.  

Vou incorporar a palestra do conferencista ao meu discurso. Antes, porém, quero fazer coro aos que ficam indignados com a versão, adotada por alguns historiadores, de que o Padre Vieira foi um escravagista.  

É uma acusação leviana dos que não tiveram a sensibiliwû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/1998 - Página 15629