Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PRONUNCIAMENTO DO SENADOR SERGIO MACHADO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O PRONUNCIAMENTO DO SENADOR SERGIO MACHADO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/1998 - Página 16082
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ANALISE, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, SERGIO MACHADO, SENADOR, REFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, LUIZ CARLOS MENDONÇA DE BARROS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), ANDRE LARA REZENDE, PRESIDENTE, BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), PROCESSO, PRIVATIZAÇÃO, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), RESULTADO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, GOVERNO, INVESTIGAÇÃO, PROCEDENCIA, ESCUTA TELEFONICA, INDICAÇÃO, SUSPEIÇÃO, IRREGULARIDADE, MINISTRO, AUTORIDADE FEDERAL, VENDA, EMPRESA ESTATAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Sem revisão do orador.) - Peço a atenção do Senador Sérgio Machado, uma vez que gostaria de tecer um breve comentário sobre seu pronunciamento.

Considero importante a atitude do Ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, de tomar a iniciativa de vir ao Senado. Avalio de maneira diferente de V. Exª, Senador Sérgio Machado, o papel daquele que está conduzindo o processo de privatização. É claro que se deve ter por objetivo o maior preço possível para a empresa que for objeto do leilão, mas há que se ter em conta o princípio da impessoalidade, e talvez esse papel seja mais difícil na condução de um leilão, do que quando se está realizando a licitação.

O procedimento que veio à baila requer uma apuração de profundidade; é isso que nós, da Oposição, consideramos necessário.

Vamos ouvir, com atenção, o Ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, fazer todas as perguntas que avaliamos importantes certamente não se esgotarão com a presença de S. Exª, e há necessidade de se apurar o episódio. Portanto, teremos que ouvir também o Presidente do BNDES, André Lara Resende.

Soa muito estranho a maneira como o BNDES e o Ministro das Comunicações se articularam, orientando o Fundo de Pensão Previ, o Banco do Brasil, para agir junto aos grupos interessados em adquirir aquela empresa. Tudo isso vai exigir de nós, Senadores, uma aprofundada apuração.

O Líder do Governo no Congresso, Senador José Roberto Arruda, informou-me que existe a preocupação - também é essa a palavra do Senador Elcio Alvares, Líder do Governo no Senado - da parte do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, de que uma CPI pudesse estar dificultando a discussão do ajuste fiscal.

Quero transmitir, com a responsabilidade de Líder da Oposição, que é nossa intenção saber separar as coisas. Trabalharemos muito, mas faremos aquilo que é nosso dever: discutir o ajuste fiscal, propor alternativas, votar a matéria, mas também realizar essa apuração, nossa obrigação constitucional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/1998 - Página 16082