Discurso no Senado Federal

VOTO DE LOUVOR AO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, D. PAULO EVARISTO ARNS, POR OCASIÃO DE SUA APOSENTADORIA E SUBSTITUIÇÃO A FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE LOUVOR AO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, D. PAULO EVARISTO ARNS, POR OCASIÃO DE SUA APOSENTADORIA E SUBSTITUIÇÃO A FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/1998 - Página 16068
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PAULO EVARISTO ARNS, CARDEAL, ARCEBISPO, OPORTUNIDADE, APOSENTADORIA, SUBSTITUIÇÃO, DIOCESE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

           O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Colegas, gostaria de emprestar meu apoio e solidariedade à proposição que o eminente Senador Pedro Simon, em boa hora, apresenta a esta Casa. O apoio do Senado significa o apoio do povo a essa homenagem ao insigne brasileiro Dom Paulo Evaristo Arns. Falo, com muita honra, também por delegação do eminente Senador Geraldo Althoff, aqui presente, que, como Dom Paulo Evaristo Arns, também é catarinense. 

           Quero crer, Senador Geraldo Althoff, que, se aqui estivesse, o Senador Esperidião Amim também seria favorável a esse voto de louvor. É bom frisar que Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em Forquilhinha, no sul de Santa Catarina, perto da região de Tubarão, aqui representada pelo Senador Geraldo Althoff.

           Para nós, catarinenses, esse voto de louvor é uma grande honra. Estamos lisongeados ao ver um filho de Santa Catarina projetar-se de tal forma não só no cenário nacional, mas principalmente em todo o mundo católico.

           Repito: nós, catarinenses, queremos associar-nos, neste momento, ao Senador Pedro Simon, que propõe essa justa homenagem. O Senador Eduardo Suplicy já mostrou o que Dom Paulo Evaristo realizou em prol dos brasileiros, principalmente em prol dos mais injustiçados. Durante toda sua vida, ele ajudou os menos aquinhoados.

           Queremos nos associar a esta homenagem, nesta hora em que S. Emª deixa a ativa do seu apostolado e busca o repouso meritório. Na minha gestão à frente do Governo de Santa Catarina, Dom Paulo Evaristo Arns recebeu a Medalha Anita Garibaldi, a mais alta condecoração do Estado. Nunca esqueço aquele momento em que a sociedade catarinense se fez presente para prestar-lhe essa homenagem. E hoje, em boa hora, o Senado homenageia esta grande figura, que tanto bem fez ao País, principalmente aos mais injustiçados.

           Nossos cumprimentos ao Senador Pedro Simon, que lembra este momento tão importante. Felicito-o mais uma vez, em nome dos catarinenses, aqui também representados pelos Senadores Geraldo Althoff e Esperidião Amin.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/1998 - Página 16068