Discurso no Senado Federal

VOTO DE LOUVOR AO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, D. PAULO EVARISTO ARNS, POR OCASIÃO DE SUA APOSETADORIA E SUBSTITUIÇÃO A FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE LOUVOR AO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, D. PAULO EVARISTO ARNS, POR OCASIÃO DE SUA APOSETADORIA E SUBSTITUIÇÃO A FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/1998 - Página 16069
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PAULO EVARISTO ARNS, CARDEAL, ARCEBISPO, OPORTUNIDADE, APOSENTADORIA, SUBSTITUIÇÃO, DIOCESE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

A SRª BENEDITA DA SILVA (Bloco-PT/RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu disse ao Senador Pedro Simon que o Rio Grande do Sul teve uma grande iniciativa, pois falar do Senador Pedro Simon é falar do Rio Grande do Sul. O Estado do Rio de Janeiro não poderia deixar de se associar a esta homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns - uma das pessoas com quem tive oportunidade de iniciar meu trabalho -, que, juntamente com Dom Helder Câmara, deu ao Estado do Rio de Janeiro e às comunidades carentes uma orientação que ultrapassou o lado espiritual: foi um envolvimento total com suas idéias. Dom Paulo deu àquele povo muito sofrido a oportunidade de se organizar como grupo social.

Sr. Presidente, tudo o que foi dito aqui a respeito de Dom Paulo é muito pouco em relação ao que ele representa para todos nós. Mas há algo que me sensibiliza e que eu gostaria de dizer: o exercício pleno do evangelho, uma inspiração divina que fez Dom Paulo exercer, com muita justiça, o sacerdócio.

Dom Evaristo é um homem que, posso dizer com toda a tranqüilidade, vale a pena olhar como testemunha de Deus nos seus atos, nos seus compromissos, porque soube perfeitamente honrar essa benção, essa dádiva divina. Porque não basta apenas o conhecimento intelectual, que provém das universidades, como bem podemos verificar no seu currículo. O sentimento, o envolvimento humano de Dom Evaristo é a prova de que esta grande liderança da Igreja Católica não se aposenta; continua o trabalho com seu rebanho, que o segue. Os compromissos assumidos por Dom Paulo não são compromissos político-partidários, mas, sim, de um evangelho pleno, e seus ensinamentos serão seguidos, sem dúvida, para contribuir cada vez mais com o nosso País.

Este grande brasileiro que é Dom Paulo Evaristo Arns merece nosso louvor e reconhecimento, e - como não poderia deixar de ser - tinha que ser um Pedro para tomar a iniciativa, que vai além de Senador, de homenageá-lo. É seu compromisso também como cristão que é, conhecedor dos ensinamentos de Pedro, o grande apóstolo. Felicito o Senador Pedro Simon, o nosso apóstolo hoje aqui no Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/1998 - Página 16069