Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-174, HOJE, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E VENEZUELA, E DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS, POR AMBOS OS PRESIDENTES, VISANDO MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE OS PAISES. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-174, HOJE, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E VENEZUELA, E DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS, POR AMBOS OS PRESIDENTES, VISANDO MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE OS PAISES. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 24/11/1998 - Página 16699
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PACARAIMA (RR), FRONTEIRA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
  • REGISTRO, PRESENÇA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, RAFAEL CALDERA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, VENEZUELA, ASSINATURA, PROTOCOLO, INTEGRAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, BRASIL, REGIÃO, FRONTEIRA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar que hoje o Presidente Fernando Henrique Cardoso e alguns Ministros se encontram na fronteira do Brasil com a Venezuela, particularmente no meu Estado de Roraima, marcando a solenidade de inauguração de pavimentação da BR-174, que liga Manaus à fronteira do Brasil com a Venezuela, no Município de Pacaraima, na cidade daquele mesmo nome.  

Eu gostaria de registrar a importância desse ato, a importância da presença do Presidente Fernando Henrique, juntamente com o Presidente Rafael Caldera, que se encontram em Santa Helena, na fronteira do Brasil com a Venezuela, assinando outros protocolos de integração e marcando, como disse, a pavimentação e a conclusão dessa obra, que estava nos planos do Governo brasileiro há alguns anos e que efetivamente saiu do papel pela prioridade política dada pelo Presidente Fernando Henrique, que alocou recursos federais para a construção dessa estrada.  

Quero registrar a colaboração das Bancadas Federais dos Estados de Roraima e do Amazonas que incluíram recursos federais no Orçamento da União, para que esta obra, catalogada no Programa Brasil em Ação, pudesse ser executada e tivéssemos hoje a pavimentação da estrada.  

É bem verdade que as pontes não estão ainda concluídas, Sr. Presidente. Portanto, vamos continuar necessariamente pedindo ao Governo Federal, ao Ministro dos Transportes Eliseu Padilha e aos companheiros da Comissão do Orçamento que os recursos sejam mantidos neste e no próximo ano a fim de que a pavimentação e as pontes da BR-174 sejam uma realidade.  

Estão sendo iniciadas obras da construção da ponte de Caracaraí sobre o Rio Branco. Outras pontes também estão em andamento, e é importante registrar que, no próximo ano, na proposta do Poder Executivo, já existem recursos alocados para a continuidade dessa obra.  

Quero, portanto, registrar a importância desse gesto de hoje do Presidente Fernando Henrique, da prioridade dada por Sua Excelência, no Estado de Roraima, na construção dessa obra.  

Infelizmente, eu gostaria também de registrar que uma parte da obra foi mal executada pelo Governo do Estado e, portanto, dentro de algum tempo, já serão necessários reparos, principalmente no tocante ao espaço compreendido entre o Município de Caracaraí e o Distrito de Novo Paraíso, no km 500 da BR-174. Tais reivindicações, porém, já foram encaminhadas ao Ministro de Transportes, Eliseu Padilha, e ao DNER, a fim de que se tomem as providências necessárias.  

O importante é que a prioridade política dada pelo Presidente Fernando Henrique foi explicitada na pavimentação da BR-174 e nas obras complementares. Quero hoje agradecer ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, em nome não só do povo de Roraima, mas também no da Amazônia, porque essa obra, atende não apenas ao meu Estado, mas a toda a Amazônia ocidental e ao Brasil, já que completa a integração latino-americana: Brasil e Países do Pacto Andino, como Venezuela e Guiana.  

Quero, portanto, mais uma vez, em nome do povo de Roraima, agradecer ao Presidente da República por essa ação que se conclui hoje.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/11/1998 - Página 16699