Pronunciamento de Carlos Bezerra em 25/11/1998
Discurso no Senado Federal
EQUIVOCO NA POLITICA AGRICOLA DO GOVERNO, RESSALTANDO A AUSENCIA DE ASSISTENCIA TECNICA AOS PEQUENOS PRODUTORES ASSENTADOS PELA REFORMA AGRARIA E A ESCASSEZ DE RECURSOS A ELES DESTINADOS, COMO OS DO PROGRAMA PROCERA. PENALIZAÇÃO QUE A DIVIDA INTERNA ACARRETA AOS SETORES PRODUTIVOS.
- Autor
- Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
- Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
AGRICULTURA. REFORMA CONSTITUCIONAL.:
- EQUIVOCO NA POLITICA AGRICOLA DO GOVERNO, RESSALTANDO A AUSENCIA DE ASSISTENCIA TECNICA AOS PEQUENOS PRODUTORES ASSENTADOS PELA REFORMA AGRARIA E A ESCASSEZ DE RECURSOS A ELES DESTINADOS, COMO OS DO PROGRAMA PROCERA. PENALIZAÇÃO QUE A DIVIDA INTERNA ACARRETA AOS SETORES PRODUTIVOS.
- Aparteantes
- Edison Lobão, Iris Rezende, José Alves, Levy Dias, Ney Suassuna, Osmar Dias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/11/1998 - Página 16979
- Assunto
- Outros > AGRICULTURA. REFORMA CONSTITUCIONAL.
- Indexação
-
- NECESSIDADE, ADOÇÃO, POLITICA AGRICOLA, GOVERNO, MELHORIA, EFICACIA, ORIENTAÇÃO, POPULAÇÃO, ASSENTAMENTO RURAL, RESULTADO, REFORMA AGRARIA, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
- CRITICA, GOVERNO, ATRASO, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, APLICAÇÃO, ASSENTAMENTO RURAL, RESULTADO, REALIZAÇÃO, REFORMA AGRARIA, AGRICULTURA, BRASIL.
- CRITICA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, GOVERNO, FAVORECIMENTO, SETOR, INDUSTRIA, REGIÃO SUDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, PREJUIZO, AGRICULTURA, BRASIL.
- CRITICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATRASO, ENCAMINHAMENTO, APRECIAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O SR. CARLOS BEZERRA
(PMDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de me ater ao assunto objeto do nosso discurso, quero me referir ao discurso do ex-Ministro da Agricultura e nosso Colega, Senador Arlindo Porto, com relação às cobranças feitas desta tribuna por S. Exª no tocante à agricultura brasileira. Também quero me reportar ao aparte muito apropriado do Senador Pedro Simon a respeito da questão da água potável. Segundo S. Exª, o Brasil tem a maior reserva de água potável do mundo, e lembrou que a água potável, no próximo milênio, será um dos bens mais importantes para a Humanidade. Inclusive, se não houver uma maior conservação desse manancial, a água potável será um bem escasso. E o Brasil, que tem a maior quantidade de água potável, é campeão mundial do desperdício. Se não me engano, o nosso desperdício de água dava para abastecer toda a população brasileira.
Sr. Presidente, além dessa questão da água, temos a questão da agricultura brasileira, que, apesar dos discursos, apesar dos esforços, vem patinando, não caminha. Precisamos, segundo a FAO, de 100 milhões de toneladas de grãos para alimentar nossa população. No Governo Sarney, quando o nosso Colega Iris Rezende era Ministro da Agricultura, chegamos a produzir 82 milhões de toneladas de grãos. Dez anos depois, a produção é menor.
Como se não bastasse a questão do aumento da produção, que não acontece, não temos uma política agrícola definida no País. Além disso, temos cada vez menos recursos para a pesquisa, que quase já não existe no Brasil.
A extensão rural está falida, não funciona. HoMû