Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A DECISÃO DA CAMARA DOS LORDES DA INGLATERRA, QUANTO A QUESTÃO REFERENTE A IMUNIDADE DO EX-PRESIDENTE CHILENO AUGUSTO PINOCHET.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • SATISFAÇÃO COM A DECISÃO DA CAMARA DOS LORDES DA INGLATERRA, QUANTO A QUESTÃO REFERENTE A IMUNIDADE DO EX-PRESIDENTE CHILENO AUGUSTO PINOCHET.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/1998 - Página 16985
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, MAGISTRATURA, PAIS ESTRANGEIRO, INGLATERRA, RECUSA, RECONHECIMENTO, IMUNIDADE DIPLOMATICA, AUGUSTO PINOCHET, SENADOR, CHILE.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero manifestar, neste plenário, a minha satisfação pela decisão tomada há pouco pela Câmara dos Lordes da Inglaterra, que entendeu que o General Pinochet não goza de imunidade, podendo, portanto - se essa vier a ser a decisão do Governo inglês -, ser extraditado para a Espanha, onde poderá ser julgado pelos seus crimes.  

Acredito que essa decisão enche de júbilo todos os democratas, defensores dos direitos humanos de todo o mundo, que poderão, a partir da decisão do Governo Inglês, ver um ditador que cometeu não só crimes contra a liberdade e os direitos humanos mas contra a humanidade vir a ser julgado na Espanha.  

Espero, sinceramente, que o Primeiro-Ministro Tony Blair, fiel às suas tradições libertárias, venha a tomar a decisão de conceder a extradição ao General Pinochet, para que, na Espanha, venha a ser julgado. Espero, inclusive, que a iniciativa que foi tomada pelo juiz espanhol seja acompanhada por governos ou por representantes do judiciário de todos os países que tenham tido patrícios submetidos, assassinados, ou vítimas daquele governo sanguinário que, durante alguns anos, conduziu o Chile. Esperamos que governos dessa natureza não venham a ser majoritários em nenhum país do mundo.  

Portanto, Sr. Presidente, gostaria, mais uma vez, de manifestar a minha satisfação por essa decisão tomada agora há pouco pela Câmara dos Lordes da Inglaterra e informada pelos meios de comunicação.  

Muito obrigado.  

 

que^ þ


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/1998 - Página 16985