Fala da Presidência no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS AO SENADOR ROBERTO FREIRE SOBRE O INDEFERIMENTO DE SEU REQUERIMENTO, NO QUAL SOLICITAVA QUE A HORA DO EXPEDIENTE FOSSE DEDICADA A HOMENAGEAR O DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO.

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • ESCLARECIMENTOS AO SENADOR ROBERTO FREIRE SOBRE O INDEFERIMENTO DE SEU REQUERIMENTO, NO QUAL SOLICITAVA QUE A HORA DO EXPEDIENTE FOSSE DEDICADA A HOMENAGEAR O DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/1998 - Página 17602
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ROBERTO FREIRE, SENADOR, MOTIVO, INDEFERIMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, DESTINAÇÃO, HORA, EXPEDIENTE, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA.

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - Senador Roberto Freire, perdoe-me por interrompê-lo.

Peço desculpas ao Senador Roberto Requião, a quem eu já havia concedido a palavra. Tão logo S. Exª conclua a sua intervenção, asseguro a palavra a V. Exª, Senador.

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR) - Sr. Presidente, a minha intervenção não levará dois minutos.

O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS-PB) - Mas o meu pronunciamento será rápido. Penso que S. Exª também irá se interessar por isso, porque, realmente, esse é um fato estranho.

Eu tinha solicitado que a Hora do Expediente da sessão do dia 2 de dezembro fosse dedicada à comemoração do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, que não é uma invenção minha nem do Senado brasileiro nem do Brasil. Uma resolução das Nações Unidas estabeleceu o dia 29 de novembro como um dia de homenagem internacional, de solidariedade ao povo palestino, para, com isso, ajudar no estabelecimento da paz no Oriente Médio.

Inexplicavelmente, foi negada essa solicitação e não nos foi dado conhecimento disso oficialmente. O que houve de oficial foi essa designação, à revelia, para que eu fosse o primeiro orador inscrito na Hora do Expediente exatamente neste outro dia, dizendo que a minha solicitação tinha sido negada.

Quero, inclusive, pedir desculpas ao povo palestino, porque esse episódio representa uma desatenção nossa e entra em confronto com a política externa brasileira. No Itamaraty, informei-me se tinha havido alguma mudança, que o Senado estaria acompanhando, mas não houve mudança alguma.

Gostaria apenas de pedir desculpas ao povo palestino e de lançar aqui, de qualquer forma, o meu protesto.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/1998 - Página 17602