Pronunciamento de Fernando Bezerra em 02/12/1998
Discurso no Senado Federal
PREOCUPAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO NACIONAL COM A ELEVAÇÃO DA TAXA DE JUROS DE LONGO PRAZO - TJLP.
- Autor
- Fernando Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
- Nome completo: Fernando Luiz Gonçalves Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- PREOCUPAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO NACIONAL COM A ELEVAÇÃO DA TAXA DE JUROS DE LONGO PRAZO - TJLP.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/1998 - Página 17612
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, APREENSÃO, SETOR, RESPONSAVEL, PRODUÇÃO, BRASIL, AUMENTO, GOVERNO, TAXAS, JUROS, LONGO PRAZO, MOTIVO, AMEAÇA, VIABILIDADE, INDUSTRIA NACIONAL, PAIS, PROVOCAÇÃO, DESEMPREGO, REDUÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO.
O SR. FERNANDO BEZERRA
(PMDB-RN. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago a esta Casa a preocupação, que não é só minha, mas de todo o setor produtivo brasileiro, quanto à vigência posta em prática, a partir de ontem, da nova Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP, que salta de 11,68% para 18,06%. Houve um aumento de mais de 60% numa taxa que define investimentos de longo prazo e, como conseqüência, uma possibilidade de crescimento econômico no futuro para o nosso País.
Sei que o que define a composição da TJLP são parâmetros de ordem internacional, definidos por lei. Mas o que importa neste momento são as conseqüências gravíssimas que essa elevação de uma dimensão extraordinária como essa traz para a economia e, sobretudo, para a indústria brasileira. Há uma enorme preocupação no sentido de que isso venha, na verdade, a inviabilizar a indústria nacional que, antes de ser um patrimônio de indivíduos, é um patrimônio da própria sociedade brasileira.
Há uma grande preocupação neste País, também, com o crescimento do desemprego. A elevação dessa taxa, com certeza, ampliará o desemprego nesta Nação.
Quero dizer, Sr. Presidente e Srs. Senadores, que voltarei a esse tema, mas não poderia deixar de fazer esse registro, pois fazem-se urgentes ações do Governo no sentido de impedir ou de modificar essa abrupta elevação da taxa de juros. A elevação dessas taxas, com certeza, trará conseqüências graves para o setor produtivo brasileiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.